A Helexia Portugal nomeou Francisco Ramos Pinto como Chief Operating Officer (COO), reforçando a sua equipa de liderança num momento de expansão e consolidação no setor da transição energética. A nomeação surge no seguimento de um crescimento expressivo da empresa, que pretende afirmar-se como um parceiro estratégico na adoção de soluções energéticas sustentáveis.
Francisco Ramos Pinto traz uma vasta experiência no setor, tendo sido diretor executivo da Resul Solar e desempenhado funções na APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e na APESF – Associação Portuguesa de Empresas do Setor Fotovoltaico. Agora, na Helexia, assume a liderança das equipas de engenharia, comercial, compras e operações, com o objetivo de fortalecer a integração entre estas áreas e impulsionar a inovação e eficiência operacional.
“É com grande entusiasmo que me junto à Helexia, uma referência no setor da transição energética. Estou certo de que, com esta equipa, continuaremos a crescer e a reforçar a nossa posição no mercado”, afirma Francisco Ramos Pinto.
A nomeação do novo COO acompanha o reforço da equipa de engenharia, que registou um crescimento superior a 200% em 2024, contribuindo para um aumento global de 16% no número de colaboradores. A Helexia tem vindo a investir na contratação de profissionais especializados, maioritariamente formados em Engenharia do Ambiente e Eletrotécnica, com experiência consolidada em projetos de transição energética.