No Cegid Accounting Summit, realizado em Lisboa, especialistas em contabilidade destacaram a importância da inteligência artificial (IA) e da automatização como aliados essenciais para o setor. Isabel Cipriano, presidente da APOTEC, defendeu que a tecnologia é “o melhor parceiro do contabilista”, reforçando a necessidade de os profissionais adotarem soluções tecnológicas para otimizar o seu desempenho. Com mais de 3000 participantes, o evento sublinhou também a urgência de maior literacia financeira para empresários e estudantes.
Cristina Pinto, docente universitária, apontou a complexidade fiscal como um dos principais desafios do setor, frisando a necessidade de mais tempo para que os contabilistas possam adaptar-se a novas ferramentas e obter melhores informações. Já Helena Costa, fundadora da Numisconta, reforçou que a digitalização “não é um bicho-papão”, mas sim uma “mais-valia”, sublinhando a importância do software de gestão para apoiar a atividade contabilística.
Para o futuro, os especialistas defenderam que a literacia financeira é crucial, não só para contabilistas mas também para gestores, realçando o papel social da profissão. Josep Maria Raventós, da Cegid, sublinhou que o evento se consolidou como uma referência para o setor, proporcionando uma plataforma de troca de conhecimento e de antecipação das tendências que moldarão a contabilidade.
“Este ano, voltamos a contar com milhares de participantes, o que nos motiva a querer fazer ainda melhor no próximo ano, sempre com o propósito de conhecer as necessidades dos profissionais da área para conseguirmos apoiá-los a elevar o potencial da sua atividade”, concluiu.