A inteligência artificial (IA) e a hiperpersonalização estão a transformar radicalmente a experiência do cliente no setor do turismo, tornando-se estratégias cruciais para aumentar a satisfação e a fidelização dos hóspedes. Esta é a principal conclusão do novo whitepaper da Foundever, líder global em customer experience (CX), intitulado “Travel & Hospitality CX – Crafting Unforgettable Guest Journeys”.
Segundo Sónia Duarte, Diretora de Operações Globais na Foundever, “a experiência do cliente é um dos fatores que mais diferencia as empresas no setor das viagens, que está em rápida evolução e crescimento.” O documento destaca como a integração de IA, desde assistentes virtuais a chatbots, pode melhorar a experiência do cliente, proporcionando respostas rápidas e sugestões em tempo real, e permitindo uma comunicação mais eficiente e empática.
A hiperpersonalização, impulsionada por IA e machine learning, permite que as empresas de turismo adaptem cada interação às preferências específicas dos clientes, usando análises de dados para oferecer experiências personalizadas. Essa abordagem fortalece a fidelização dos clientes, criando viagens únicas e alinhadas com as suas expectativas.
O envolvimento dos colaboradores também é destacado como essencial para a prestação de experiências positivas. Estruturas de trabalho híbridas e o desenvolvimento contínuo são apontados como fundamentais para garantir a motivação e satisfação das equipas, influenciando diretamente a qualidade do atendimento ao cliente.
Com a procura por viagens a aumentar, a Foundever defende que o futuro do setor passa pela adoção de tecnologias de ponta e pela criação de experiências personalizadas para satisfazer as necessidades em constante evolução dos clientes.