O protocolo de cooperação foi celebrado entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, e 75 empresas da rede de Entidades Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT), especializadas no domínio da prestação de serviços de apoio técnico de projetos para a criação de empresas/microempresas.
Segundo o IEFP, o investimento na rede EPAT representa cerca de 1,1 milhões de euros em 2015 e 3,3 milhões de euros em 2016, para um total de 2.400 projetos abrangidos pelos programas de empreendedorismo da responsabilidade do IEFP, no âmbito dos programas de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, e do Programa Investe Jovem.
O investimento consubstancia-se no apoio técnico dos projetos de criação de empresa, através das entidades da rede EPAT, que atuarão numa lógica de proximidade aos promotores e como um suporte no desenvolvimento dos projetos de criação de emprego, desde a fase de planeamento, antecedente à sua criação, até ao momento de implementação das empresas, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios.
Com este investimento, o IEFP destaca o reforço da sua resposta às iniciativas de empregabilidade, no âmbito das medidas e programas de empreendedorismo, e a promoção de uma ação integrada com as entidades especializadas neste domínio. O objetivo, refere o IEFP, é estimular a criação de empresas e micro negócios sustentados, e potenciadores do tecido empresarial local e regional.