Imagem pessoal: uma ferramenta poderosa de comunicação

Imagem de mulher
Foto: Pixabay

Num ambiente profissional cada vez mais global e competitivo, a nossa imagem profissional não é apenas avaliada no tempo em que estamos no escritório. Tudo o que faz, diz e publica será considerado quando as pessoas formam uma imagem sobre si, incluindo a forma como se apresenta.

Pode parecer injusto, mas há estudos que mostram que pessoas que se cuidam bem e assim têm uma aparência mais bonita, ganham em média mais, são promovidas mais facilmente e arranjam um novo emprego mais rapidamente. Mas mais importante do que a beleza propriamente dita, quando se sente bem consigo próprio, mostra mais autoconfiança que influencia a forma como os outros avaliam as suas competências.

O seu estilo pessoal  é uma ferramenta de comunicação poderosa

O seu estilo pessoal faz parte da sua imagem e é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois é através do seu próprio estilo que mostra ao mundo quem é e o que é importante para si. São mensagens silenciosas mas poderosas.

Claro que podem sempre haver restrições por causa do trabalho que executa ou porque a empresa tem um dress code definido. Mas de forma geral, há sempre formas para transmitir o seu estilo único, mesmo se for só através de um determinado acessório.

Não temos sempre o controlo sobre como os outros nos veem, mas ter consciência sobre alguns aspetos ligados à nossa imagem aumenta a probabilidade de deixar uma boa primeira impressão nas pessoas que são importantes para si para o seu sucesso.

 

8 dicas para melhorar a sua imagem

Seguem algumas dicas que ajudam a melhorar a sua imagem no local de trabalho e a criar o estilo que representa quem é e o que é importante para si.

Defina o seu estilo – Para definir melhor o seu estilo pessoal, comece por consultar revistas e sites de moda. Veja looks que gosta e analise porquê. É porque os conjuntos são chamativos, ou porque são muito femininos? Ou talvez porque são clássicos e sofisticados ao mesmo tempo.

Procure também imagens de celebridades cujo estilo aprecia e inspire-se. Ao ver as montras das lojas consegue também perceber melhor os estilos que vendem e se encontrará lá as peças que gosta.

Seja coerente  – O modo correto de vestir está directamente relacionado com o ramo de trabalho. Um escritório de advogados terá um estilo bastante mais formal do que uma empresa de publicidade. Tenha isto também em atenção quando vai a entrevistas ou reuniões.

Ligue aos pormenores – Se gosta de um estilo mais criativo ou chamativo mas se trabalha num ambiente mais formal, aposte nos acessórios e calçado para transmitir o seu gosto pessoal. Um par de sapatos vermelhos ou uma camisa com um padrão subtil fica muito bem com um fato formal.

Escolha os materiais – Se prefere um estilo confortável mas o seu trabalho exige um estilo mais formal, aposte na qualidade dos tecidos. Tecidos de boa qualidade (e de forma geral mais caros), são mais macios, deixam respirar melhor a pele e vincam muito menos.

Se tem que usar sapatos com algum salto, aposte numa das muitas marcas de sapatos confortáveis que hoje em dia vendem sapatos confortáveis e sofisticados ao mesmo tempo.

Procure alternativas – Com as mesmas cadeias de lojas em quase todos os centros comerciais, pode facilmente acontecer que encontra alguém com o mesmo vestuário que o seu. Se comprar a suas roupas online em sites internacionais com marcas diferentes, é mais provável que não aconteça.

Além do conforto de não precisar de sair da casa, tem uma oferta interminável de estilos e modelos para todos os gostos e orçamentos.

Jogue com as cores – As cores têm um grande poder na imagem que transmitimos e ao mesmo tempo no nosso estado espírito. Há cores que ajudam a criar uma imagem de confiança e autoridade como o vermelho e azul elétrico e outras ajudam a aproximar-se mais facilmente das pessoas como o bege e verde.

Cartões coloridos
Foto: Pixabay

Cuide da comunicação – A sua imagem profissional é também formada com aquilo que comunica online. As redes sociais ganharam uma importância enorme nos últimos anos na construção dessa imagem.

Pode publicar ou partilhar artigos, imagens, etc que reforçam as suas ideias e competências. Mas tem que ter sempre cuidado com comentários e opiniões pessoais no âmbito profissional, para não prejudicar a sua reputação.

Faça uma pesquisa no Google com o seu nome e veja os resultados que aparecem. É melhor que não haja surpresas!

Observe os outros – Last but not least, tenha cuidado com a sua forma de falar e linguagem corporal, principalmente quando entra numa nova empresa.

Observe bem as pessoas que julga ser importantes (não são só os chefes!) e adapte o seu modo de comunicação de pessoa para pessoa, de forma a optimizar o seu relacionamento com cada uma.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × five =