Da sustentabilidade do transporte marítimo à segurança das infraestruturas portuárias, são os temas da conferência destinada a profissionais da marinha mercante, para avaliar se a evolução tecnológica traz grandes benefícios à Economia do Mar. A conferência é aberta ao público, e irá decorrer hoje 4ª feira, dia 8, pelas 17 horas, no Auditório COMM, em Lisboa.
A problemática das emissões poluentes no transporte marítimo tem sido uma das maiores preocupações das entidades reguladoras e das cidades portuárias. Segundo os dados existentes, o transporte marítimo produz mais emissões do que a maioria dos países e as estimativas sugerem que um navio de carga produz as emissões equivalentes de 50 milhões de carros.
À medida que a indústria cresce, também o acontece com estes níveis de emissões – espera-se que as emissões de óxidos de nitrogénio provenientes dos navios superem as produzidas por todas as fontes terrestres da UE na próxima década.
Na palestra de hoje a Hitachi Consulting irá apresentar em alguns projetos em que está a trabalhar a nível europeu, entre os quais, o projeto-piloto com a Stena Line, uma das maiores companhias de navegação da Europa, para usar inteligência artificial (IA) com o objetivo de melhorar a eficiência do combustível do navio.
O modelo de IA que está a ser testado pela consultora japonesa permite prever qual a forma mais económica de operar um determinado barco numa rota específica. Com a ajuda da IA, os capitães da Stena Line podem considerar diversas variáveis, como correntes, condições climáticas, águas pouco profundas e velocidade através da água, em várias combinações, o que seria impossível fazer manualmente. Após os testes iniciais, o objetivo da Stena Line é que toda a empresa seja assistida por IA em 2021.
“A Marinha é um dos setores onde a evolução
tecnológica mais poderá ter impacto, dado o peso que estas embarcações de
transporte têm na poluição ambiental face à relevância da sua existência. A
missão da Hitachi Consulting é precisamente colocar a tecnologia à disposição
da sociedade para melhorar a qualidade de vida da sociedade, pelo que este é um
caso bastante relevante para nós”, explica Jorge Antunes, Diretor de
Desenvolvimento do Negócio para a região EMEA da Hitachi Consulting.
A Internet of Things é uma tecnologia bastante relevante também para melhorar a
eficiência nos portos. Ao ser aplicada na segurança das infraestruturas
portuárias, permite à administração fazer uma melhor gestão do espaço
portuário, detetar em tempo-real e reagir mais rapidamente a acidentes ou
entradas não autorizadas, e prevenir perdas significativas.
Conversas Náuticas 2019 – Conferências sobre a Economia do Mar. é um evento promovido
pela Associação de Antigos Estudantes da Escola Náutica Infante D. Henrique,
com o apoio do Clube de Oficiais da Marinha Mercante.