A Indra, em colaboração com a Aeromedia e o Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), apresentou o DroneFinder, uma solução destinada a localizar pessoas desaparecidas utilizando drones e Inteligência Artificial (IA). Atualmente operacional, o DroneFinder está já a ser utilizado pela Agência Galega de Emergências (AXEGA), Forças e Organismos de Segurança do Estado Espanhol, e entidades sócio-sanitárias em Espanha, sendo que existe a possibilidade de expansão para outros países.
O DroneFinder foi revelado durante um evento conjunto das empresas envolvidas, destacando as suas utilizações e potencialidades. A solução foi testada em diferentes cenários, incluindo zonas periurbanas, rurais e costeiras, realizando um total de 11 missões de localização e busca em colaboração com a AXEGA e membros das Forças e Corpos de Segurança do Estado Espanhol.
O objetivo primordial desta solução é realizar a localização expedita de pessoas perdidas, reconhecendo a importância das primeiras 48 horas para o sucesso dessas operações. O DroneFinder visa facilitar a busca por pessoas com défice cognitivo, doenças neurodegenerativas, deficiências ou vítimas de acidentes, catástrofes naturais, e até mesmo turistas ativos em situações de emergência.
Baseando-se na análise automática em tempo real de grandes volumes de imagens captadas pelas câmaras de vídeo duplas (RGB e térmica) incorporadas nos drones. A solução utiliza um software de IA treinado com gravações de vídeo específicas, para identificar e localizar pessoas desaparecidas. Adicionalmente, se a pessoa estiver a utilizar um dispositivo eletrónico como smartwatch ou smartphone, o sistema deteta essa presença e alerta as equipas de emergência.
O projeto é apoiado pela Xunta de Galicia e conta com o financiamento do FEDER, como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19.