O EIT Health, ligado ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, lançou um estudo revelador sobre os desafios enfrentados por startups de saúde, destacando os benefícios cruciais dos programas InnoStars Awards na superação desses obstáculos.
O estudo encomendado pelo EIT Health investigou profundamente os desafios que novas empresas de saúde enfrentam e como os programas como os InnoStars Awards oferecem suporte essencial para o seu crescimento e desenvolvimento. Além de formação especializada, financiamento estratégico e orientação personalizada, os participantes destacam benefícios adicionais, como o apoio da comunidade e oportunidades significativas de networking.
Empreendedores frequentemente destacam o impacto positivo de programas de criação de empresas, como os InnoStars Awards, na redução do sentimento de isolamento e na promoção de um ambiente onde partilham experiências e conhecimentos comuns. Este suporte não apenas fortalece a confiança dos empresários, mas também valida as suas iniciativas perante potenciais investidores e parceiros.
“Nos últimos sete anos, mais de 120 empresas em fase de arranque participaram nos InnoStars Awards, mais de metade das quais obtiveram sucesso no mercado, incluindo empresas promissoras como a Orgavalue de Portugal e a IQ Biozoom da Polónia. Com base nas reações dos participantes, este ano o formato do programa foi alterado de forma a criar ainda mais oportunidades de networking para as empresas em fase de arranque”, explicou Tamás Békási, RIS Business Creation Lead no EIT Health e gestor do programa InnoStars Awards.
Um dos elementos-chave do programa é o acesso facilitado a partes interessadas cruciais, como médicos, pacientes e investidores, proporcionando insights valiosos e oportunidades de colaboração que impulsionam a inovação e o crescimento das startups de saúde. Os InnoStars Awards não só apoiam o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como também ajudam as empresas a estabelecerem-se no mercado competitivo europeu.
“Os InnoStars Awards são também um local único para os investidores que procuram boas oportunidades em biotecnologia, tecnologia médica e ciências da vida. Esperamos criar mais protótipos e MVPs em soluções de saúde prontas para o mercado e dar as boas-vindas às start-ups como membros regulares da sua próspera rede, onde podem estabelecer as parcerias necessárias para dar o próximo passo no seu percurso de inovação”, afirma Tamás Békási.