A Inspiring Girls, organização internacional sem fins lucrativos, apresentou a Academia da Diversidade, um projeto dedicado à formação nas áreas da diversidade, equidade e inclusão, visando criar ambientes mais inclusivos e equitativos em empresas, escolas e na sociedade em geral.
“A Academia da Diversidade será um espaço de transformação, combatendo a desigualdade e capacitando indivíduos e organizações a abraçar a diversidade como uma força motriz para um futuro mais inclusivo e justo”, afirma Joana Frias Costa, fundadora e presidente executiva da Inspiring Girls em Portugal e da Academia da Diversidade.
Além da formação personalizada, a Academia oferece serviços de consultoria e participação em eventos relacionados com diversidade e inclusão. Joana Frias Costa destaca que essa iniciativa amplia o compromisso social da Inspiring Girls Portugal, permitindo expandir o alcance das ações para a sociedade. Cada formação solicitada à Academia resulta numa formação gratuita para escolas ou comunidades, com 23 formações gratuitas já realizadas.
“A Academia visa estimular o diálogo, partilha de perspetivas e desmistificação de ideias pré-concebidas, promovendo visões mais empáticas”, acrescenta Joana Frias Costa.
As formações são conduzidas por uma equipa experiente de especialistas em diversidade e podem ser adaptadas às necessidades das organizações, sendo ministradas em português ou inglês, sob diferentes formatos, como workshops ou palestras.