Instituto Pedro Nunes entre as dez melhores incubadoras do mundo

IPN recebe prémio no Qatar
Foto: IPN

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) está no top 10 das Melhores Incubadoras do Mundo, na categoria de University Business Incubators, num ranking conduzido pela UBI Global, uma entidade de investigação e consultoria sueca reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial.

A distinção foi atribuída ao IPN durante a World Incubation Summit 2019, uma conferência internacional que reúne um grupo exclusivo e selecionado de programas de incubação e aceleração de todo o mundo, a decorrer em Doha, no Qatar.

O “Top 10 das Melhores Incubadoras do Mundo” resulta do UBI World Benchmark Study 2019 – 2020, um estudo comparativo que selecionou 364 programas de incubação de 78 países, cujo objetivo é destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências tecnológicas e impacto no ecossistema das startups e na economia em geral.

“Ser reconhecido como um dos dez melhores programas de Incubação de Empresas Universitárias no mundo tem um significado muito importante para toda a nossa equipa, a nossa Universidade e, é claro, os nossos empreendedores, porque são as verdadeiras estrelas e os principais responsáveis por isso. É uma honra, de facto, fazer parte deste grupo exclusivo de incubadoras incríveis em todo o mundo e ter a oportunidade de partilhar experiências e aprender com todas elas. O benchmark feito pela UBI Global é uma ferramenta essencial para ajudar a avaliar e continuar  a melhorar permanentemente o nosso programa”, refere Paulo Santos, diretor executivo da IPN Incubadora.

Criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, o IPN é uma instituição privada sem fins lucrativos que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

Pela Incubadora do IPN já passaram algumas das mais importantes empresa tecnológicas de Portugal, como a Critical Software, a WIT Software, a Crioestaminal, a Active Space Technologies, a Take the Wind ou a Feedzai.

Em 2010 alcançou o prémio internacional de melhor Incubadora de Base Tecnológica do mundo no Concurso Internacional “Best Science Based Incubator”, organizado pela “The Technopolicy Network”, uma rede gerida pelo Science Alliance (Holanda), em cooperação com o Genepole (França), o SPICE Group (Alemanha), a European BIC Network (Bélgica) e o pelo Centre for Strategy and Evaluation Services (Reino Unido).

Nos últimos anos, o IPN conquistou uma posição de destaque na promoção da economia espacial em Portugal, pelo apoio direto a empreendedores e startups. Em 2014, tornou-se o primeiro ESA Space Solutions Centre, entre os 20 centros existentes na Europa, a agregar três programas de transferência de tecnologia promovidos pela Agência Espacial Europeia (ESA): o Centro de Incubação de Empresas da ESA (ESA BIC Portugal), a Rede de Transferência de Tecnologia (Technology Transfer Brokers) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 17 =