Instituto Rodrigo Guimarães Lança “Desafio para a Próxima Geração de Empreendedores”

Foto de Freepik

O Instituto Rodrigo Guimarães (IRG) está a impulsionar o empreendedorismo entre os jovens com o lançamento do programa “Step Up to Start Up”. Esta iniciativa propõe-se incubar ideias de estudantes do 10º ao 12º ano de escolaridade, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolverem projetos inovadores. O programa oferece um prémio de 30 mil euros.

O programa desafia 100 grupos de jovens de norte a sul do país, formados por três a cinco alunos, a participarem em oito missões ao longo de 12 semanas. Utilizando uma plataforma online, desenvolvida pela Miles in the Sky, os participantes terão acesso a uma rede de networking exclusiva. Através dessa plataforma, poderão também aprender uns com os outros, partilhar trabalhos e realizar avaliações.

“Vamos facultar as ferramentas aos jovens para que estes construam o seu próprio futuro e conheçam os seus talentos. Dar voz às ideias que fervilham nas mentes jovens que podem impactar esta geração. Vamos fazê-lo num ambiente que os jovens conhecem, online e de forma que aprendam desfrutando desta experiência”, explica Rita Silveira Botelho diretora do Instituto.

Os cinco grupos finalistas receberão apresentarão as suas ideias inovadoras, diante de um júri. O vencedor a ser agraciado com o prémio de 30.000 euros. Este montante destina-se a impulsionar a implementação prática da ideia vencedora mas, acordo com Nadim Habib, professor de empreendedorismo na Nova SBE, o importante é “fazê-los questionar e identificar problemas para resolverem, e alterarmos o mindset dos nossos jovens”.

As candidaturas para o “Step Up to Start Up” estão abertas até 23 de dezembro e podem ser submetidas em https://www.step-up.pt/.

O Instituto Rodrigo Guimarães, fundado em julho de 2022, é uma associação sem fins lucrativos. Criado em memória do fundador da Explorer Investments, Rodrigo Guimarães, o instituto tem como missão contribuir para uma educação de qualidade, apoiando jovens com menor capacidade financeira. No seu programa de investimento, o instituto planeia investir um total de cinco milhões de euros ao longo de uma década nos seus programas. Além do “Step Up to Start Up”, a instituição visa apoiar estudantes pré-universitários com bolsas ou material; proporcionar bolsas de estudo universitárias e promover talento transformador de empreendedorismo através do programa “Mais Horizontes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + seventeen =