Inteligência Artificial Generativa: 60% dos Diretores de Marketing Preveem Investimentos de Mais de 10 Milhões de Dólares

Diretores de marketing planeiam investir mais de 10 milhões de dólares anuais em Inteligência Artificial Generativa nos próximos três anos.

Foto de Freepik

Cerca de três em cada cinco diretores de marketing a nível global planeiam investir mais de 10 milhões de dólares anuais em iniciativas de Inteligência Artificial (IA) nos próximos três anos. Esta é uma das principais conclusões do estudo “How CMOs Are Shaping Their GenAI Future”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG), que destaca a crescente adoção da IA Generativa como uma prioridade estratégica para as empresas.

Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, destaca o papel crescente da IA Generativa nas estratégias das empresas: “Os diretores de marketing estão a usar a IA Generativa para aumentar a eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ouvir melhor os consumidores.

A personalização em escala é uma grande promessa desta tecnologia, mas exige tempo e uma transformação maior, combinando análises preditivas com operações que gerem interações de qualidade.”

Segundo o estudo, 50% dos inquiridos identificam a IA Generativa como uma das suas cinco principais prioridades para o próximo ano, e 80% afirmam que esta tecnologia já está a melhorar a automação, produtividade e velocidade nas suas organizações.

As principais prioridades na utilização da IA Generativa no marketing incluem a criação de conteúdos (36%), monitorização de redes sociais (32%), copywriting (31%) e segmentação e análise preditiva (27%). Estas tecnologias estão a ser usadas para obter feedback mais detalhado, com base em dados sobre variações nos segmentos de clientes e diferenças face à concorrência, oferecendo vantagens competitivas.

O estudo revela ainda que 78%dos diretores de marketing estão otimistas quanto ao impacto da IA Generativa, e 75% demonstram confiança no potencial da tecnologia. No entanto, há também resistência: 18% dos inquiridos rejeitam a adoção da IA Generativa, um aumento em relação aos 12% do ano passado, demonstrando algum receio quanto ao impacto desta tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 + 1 =