A quase totalidade dos líderes tecnológicos em Portugal acredita que a IA Generativa vai ocupar um lugar central nas empresas, porém questões relacionadas com a ética travam esse avanço da Inteligência Artificial. No topo das preocupações mais imediatas estão as relacionadas com a segurança informática.
Um novo relatório da Salesforce, líder mundial em Customer Relationship Management (CRM), revelou que 84% dos líderes tecnológicos em Portugal acreditam que a Inteligência Artificial (IA) Generativa ocupará um lugar central nas empresas. O “State of IT Report” foi construído com base num questionário realizado a mais de 4.300 profissionais do setor em 28 países, incluindo Portugal, e destacou as principais tendências e preocupações das empresas de Tecnologia de Informação (TI).
Uma das descobertas mais marcantes foi a expectativa de que a IA Generativa terá um papel proeminente em breve, com 84% dos inquiridos portugueses a apontar essa direção. No entanto, os profissionais também demonstraram cautela, com 56% deles revelando preocupações relacionadas com a ética em torno desta tecnologia em particular.
A transformação digital constante está a criar desafios para as equipas de TI em Portugal, com 55% das empresas a sentirem dificuldade em acompanhar a procura e os pedidos. Prevê-se que esta pressão aumente nos próximos 18 meses, com 68% dos projetos a exigirem ainda mais dos profissionais. Em resposta, 85% dos profissionais de TI estão cada vez mais focados na melhoria da eficiência operacional.
No que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações, apenas 19% dos profissionais de TI conseguem responder a todos os pedidos que recebem. Para aumentar a capacidade, 80% adotou ferramentas de low-code ou no-code, e 39% utiliza formatos de programação por composição.
A segurança é outra das principais preocupações das empresas portuguesas, com 66% dos profissionais de TI a debaterem-se para equilibrar os objetivos de negócio com as necessidades de segurança. Para mitigar esses desafios, a maioria das empresas (53%) utiliza encriptação de dados, e 58% recorre à autenticação multifator.
Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal, comentou sobre o contexto atual das empresas: “Estes últimos anos têm sido desafiantes para as empresas, independentemente do setor de atuação, em parte com a herança dos constrangimentos da pandemia, mas também, e mais atualmente, devido ao declínio das condições económicas. No entanto, pouco mudou no que diz respeito aos pedidos feitos aos departamentos de TI para fazerem mais com menos, para pouparem nos custos de TI, criarem e desenvolverem mais rapidamente, oferecerem melhores experiências aos clientes e utilizadores ou para aumentarem o foco na produtividade e eficiência da empresa. É por isso que nunca foi um momento tão difícil, mas paradoxalmente tão gratificante para ser um líder de TI.”
O “State of IT Report” da Salesforce destaca a necessidade de as empresas estarem atentas à evolução das tecnologias, especialmente à IA Generativa, que tem o potencial de impulsionar mudanças significativas na realidade empresarial. O relatório mostra que os líderes de TI em Portugal estão conscientes dos desafios e estão empenhados em encontrar soluções inovadoras para melhorar a eficiência e a segurança das empresas.
Os dados deste relatório são de um inquérito duplamente anónimo a tomadores de decisão na área de TI – entre diretores e cargos mais elevados – conduzido entre o dia 28 de fevereiro e o dia 5 de abril de 2023. O questionário obteve 4.325 respostas de 29 países em seis continentes.