Um estudo agora apresentado pela Salesforce revela que líderes empresariais estão ansiosos pela rápida adoção da Inteligência Artificial (IA) Generativa, enquanto profissionais de Tecnologia da Informação (TI) expressam preocupações sobre segurança e qualidade de dados.
A pressão por velocidade na implementação de novas tecnologias é evidente, com quase 3 em cada 5 profissionais de TI reportando expectativas irrealistas de liderança. No entanto, 88% desses profissionais expressam dificuldades em lidar com o aumento das solicitações relacionadas à IA.
Enquanto as empresas procuram ganhos de produtividade com a IA Generativa, os departamentos de TI enfrentam desafios para manter a segurança e qualidade dos dados. Embora a rapidez na integração da IA seja desejada, é crucial não sacrificar a infraestrutura e segurança.
Juan Perez, Vice-Presidente Executivo e Chief Information Officer da Salesforce, destaca a importância de abordar a implementação da IA de forma responsável e sustentável, em colaboração com as equipas de TI. “Os executivos estão compreensivelmente entusiasmados com a promessa da IA – e os ganhos de produtividade são em grande parte responsáveis. Os CIOs e as equipas de TI podem hesitar e potencialmente perder a oportunidade de aproveitar a tecnologia antes dos seus concorrentes, ou podem liderar o caminho, repensando como as empresas implementam IA de confiança, de uma forma responsável e sustentável.”
O estudo mostra que os departamentos de TI estão sob pressão para implementar rapidamente a IA Generativa, com 87% dos profissionais de TI indicando entusiasmo pela tecnologia até o momento. Isso resulta em uma mudança na mentalidade das equipas de TI em relação à adoção e utilização da IA.
Além disso, as equipas de TI enfrentam desafios significativos, incluindo a falta de aptidões em IA, preocupações com segurança e qualidade de dados, e o aumento dos custos de implementação.
O estudo da Salesforce destaca a necessidade de equilibrar velocidade e segurança na implementação da IA, reconhecendo os desafios enfrentados pelas equipas de TI. “Abordagens inovadoras, como a Retrieval Augmented Generation (RAG), podem ajudar a superar esses desafios, proporcionando lançamentos mais rápidos no mercado com dados seguros”, salienta o relatório.