Projeto desenvolvido por quatro estudantes portugueses alia as novas tecnologias no combate ao burnout sentido pelos enfermeiros, sobretudo em contexto de pandemia da COVID-19, e alcança o Grande Prémio Academia Grace.
O Projeto HealthBot, desenvolvido por quatro estudantes do IPAM, foi distinguido com o Grande Prémio Academia Grace, um concurso anual que desafia estudantes do Ensino Superior a proporem soluções para o futuro do trabalho e do planeta.
Inês Ramalho, Ana Rita Moutinho, Mariana Gomes e Patrícia Catarino, do IPAM, criaram o Projeto HealthBot – reconhecido por ter aliado a inteligência artificial com o “burnout” sentido pelos enfermeiros. O projeto foi desenvolvido no âmbito da “Economia do Consumo” do Mestrado em Gestão de Marketing, cujo modelo académico, experiencial e imersivo, privilegia o trabalho com empresas e a participação em concursos universitários.
as quatro estudantes desenvolveram uma solução de inteligência artificial para situações de elevado stress e esgotamento
O combate à COVID-19 impôs uma grande exigência no trabalho dos enfermeiros que estiveram na linha da frente. Através do Projeto HealthBot as quatro estudantes do IPAM desenvolveram uma solução de futuro que aponta a inteligência artificial como relevante em situações de elevado stress, esgotamento e exigência como a sentida neste enquadramento pelos enfermeiros.
A VI Edição da Academia GRACE teve a maior adesão de sempre, com a participação de 327 estudantes de sete instituições académicas e com a submissão de 100 candidaturas.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram o mote desta edição. Aludindo aos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico) e 13 (Ação Climática), os candidatos foram convidados a desenvolver projetos que propunham soluções criativas e inovadoras para os temas acima propostos com aplicabilidade no contexto nacional empresarial.
Em contexto de pandemia, os temas centrais revelaram-se mais atuais do que nunca, desafiando os estudantes a desenvolver projetos que possam responder a novas questões, tais como: como é que as empresas podem preparar-se para um futuro tão desafiante quanto difícil de definir? Tendo em conta as mudanças rápidas que apelam a uma ação imediata, como podem ser competitivas, sustentáveis, atraentes para novos talentos e promotoras do desenvolvimento dos seus colaboradores e das comunidades em que atuam?
A Academia GRACE integra o projeto Uni.Network, criado em 2014, tem o apoio institucional da Direção-Geral do Ensino Superior, e visa promover a ligação entre as empresas e as entidades académicas portuguesas nas temáticas da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas.