O ISQ está a liderar a criação de uma plataforma digital de aprendizagem no âmbito do projeto europeu ECF4CLIM – European Competence Framework for Climate and Sustainable Development, financiado pelo programa Horizon 2020 com 4,9 milhões de euros. O objetivo é capacitar as comunidades educativas para enfrentar os desafios climáticos e promover o desenvolvimento sustentável.
“Este projeto promove mudanças comportamentais em prol da sustentabilidade e alinha-se com os objetivos do GreenComp – Quadro Europeu de Competências para a Sustentabilidade”, explica Lara Ramos, gestora do projeto no ISQ. O desenvolvimento baseou-se numa pesquisa abrangente sobre o ensino da sustentabilidade em Portugal, Finlândia, Roménia e Espanha, onde as escolas já estão a testar os conteúdos.
A plataforma integra ferramentas digitais inovadoras, incluindo um jogo educativo e flipbooks interativos, abrangendo desde o ensino básico ao universitário. Além disso, permite avaliar competências individuais e coletivas para a sustentabilidade, estabelecendo indicadores de desempenho ambiental nas escolas.
Com este projeto, o ISQ reforça o seu papel na inovação educacional e no desenvolvimento de soluções que impulsionam a transição sustentável das comunidades escolares.