ISQ e Portugal Ventures juntam-se para impulsionar empreendedorismo em Portugal

Foto de ISQ

O ISQ e a Portugal Ventures assinaram um Protocolo de Colaboração que visa estabelecer uma parceria para identificar oportunidades de negócio inovadoras e impulsionar o ecossistema empreendedor português, o qual representa, segundo dados recentes da Startup Portugal, 1,1% do Produto Interno Bruno (PIB) nacional.

Esta parceria consiste em reunir esforços para estabelecer as sinergias necessárias a fim de apoiar os empreendedores (startups, spin-offs) e os seus respetivos projetos, contribuindo para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços inovadores e potenciando a sua implementação e estabilização no mercado, bem como a expansão dos seus negócios, atraindo investimento.

De salientar que a taxa de sobrevivência das startups em 2018 aumentou de 80,43% para 86,56%.  Este ecossistema foi ainda responsável pelo crescimento do número de postos de trabalho, os quais em 2018 cresceram 25%, subindo para 25.084.

“Através de um cross selling e sobretudo de um cross knowledge, entre o ISQ e a Portugal Ventures, vai ser possível definir e criar melhores oportunidades de negócio e potenciar a inovação em Portugal. Esta parceria é fundamental para potenciar as startups e spin-offs mais inovadores. Para além de apresentarem novos conceitos e soluções para o mercado, estes modelos de negócio desafiam os já existentes e inserem mais tecnologia e inovação nos produtos e nos serviços”, realça Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

No âmbito desta parceria, o ISQ irá ainda integrar painéis de peritos para avaliação de projetos de investimento. O ISQ associa-se assim como Corporate Partner da Portugal Ventures, investidor âncora em Portugal, entidade que aposta na dinamização da atividade de capital de risco com participação privada, nacional e internacional, como fator determinante para a capitalização do tecido empresarial nacional e, sobretudo, para o fortalecimento do ecossistema português de empreendedorismo.

“A este propósito, um dos drivers de crescimento do ISQ ao longo das últimas décadas tem sido, precisamente, a procura de novos mercados e o desenvolvimento de novas competências, através da criação de várias start-ups em áreas como software, saúde, agro-indústria, assumindo-se, desta forma, como um centro de conhecimento e de apoio à indústria intervindo através de diferentes plataformas”, sublinha Pedro Matias. Complementarmente, o ISQ tem vindo a entrar em novos setores de atividade, como é o caso do farmacêutico e a consolidar-se no setor aeroespacial, através do seu envolvimento direto ou em conjunto com empresas do Grupo e entidades parceiras.

Para Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “esta parceria, no âmbito da Rede de Corporate Partners da Portugal Ventures, enquadra-se num dos pilares estratégicos e de crescimento da sociedade e vem robustecer as oportunidades de negócio para as empresas do nosso portefólio, alargando as possibilidades de validação de produto, acelerando as oportunidades comerciais e de parcerias de co-desenvolvimento com o universo ISQ, bem como potencia novas oportunidades de co-investimento nos mais de 500 projetos internacionais apoiados pelo ISQ. Com a Rede de Corporate Partners, a Portugal Ventures pretende estabelecer sinergias com empresas multinacionais que apoiem o desenvolvimento de produtos e serviços das empresas investidas pela Portugal Ventures, alavancando os negócios e contribuindo para o seu crescimento, valorização e expansão internacional”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × three =