O ISQ, em colaboração com um consórcio internacional de 24 parceiros, participa no projeto H2Excellence, uma iniciativa financiada pela União Europeia com um investimento de 4 milhões de euros. O objetivo do consórcio é estabelecer uma rede de Centros de Excelência Profissional (CoVEs) focada no desenvolvimento e inovação tecnológica do hidrogénio verde. Este projeto visa fomentar ecossistemas de competências e conhecimentos em hidrogénio limpo, apoiando as metas do Pacto Ecológico Europeu.
O H2Excellence irá desenvolver competências essenciais para a produção, transporte, armazenamento e aplicação de hidrogénio verde, contribuindo para a sustentabilidade e transição energética da Europa. Em Portugal, o projeto é liderado por Lara Ramos e envolve a criação de clusters locais que terão um impacto positivo no desenvolvimento regional e na qualificação de profissionais para o setor do hidrogénio.
ISQ lidera contributos na formação e segurança
Com um papel central no consórcio, o ISQ é responsável pela avaliação de riscos e pela garantia de qualidade no projeto, além de liderar a análise das necessidades formativas do setor. Através do desenvolvimento de programas transnacionais de formação, o ISQ aposta na requalificação de mão-de-obra. A gestora do projeto sublinha que “Estamos a responder à procura crescente por competências em hidrogénio verde, criando currículos inovadores que apoiarão a sustentabilidade da economia de hidrogénio.”
Entre os principais contributos do ISQ destacam-se “a avaliação de riscos e garantia de qualidade do projeto; avaliação e análise das necessidades e das lacunas de competências no setor; desenvolvimento da estrutura de um programa de formação transnacional em tecnologias de células de combustível e hidrogénio; organização de seminários, workshops; contribuição para o desenvolvimento de novos currículos em tecnologias de hidrogénio e células de combustível”, realça Lara Ramos.
O consórcio H2Excellence, integrado por parceiros de renome, incluindo o LNEG, o Instituto Politécnico de Portalegre e o EnergyIN, abrange uma diversidade de entidades dos setores académico, empresarial e tecnológico. Este projeto pioneiro na educação e desenvolvimento de competências promove o crescimento da indústria do hidrogénio verde, essencial para uma Europa mais sustentável.