Karoli Hindriks: “É preciso combater a burocracia no processo de imigração”

Karoli Hindriks, CEO Jobbatical

Depois de dois anos de pandemia, 2022 foi marcado pela diminuição das restrições e pela reabertura do mercado ao mundo. Segundo Karoli Hindriks, CEO e cofundadora da Jobbatical, – plataforma tecnológica que gere a alocação de colaboradores para empresas estrangeiras – este regresso à normalidade levou a um aumento da deslocação de talento entre países.

Este ano registou-se um aumento de 56% no número de deslocalizações de pessoas de todo o mundo para 22 países, incluindo a Estónia, Alemanha, Holanda, Portugal, e Países Baixos. “O fim da pandemia e o ano de 2022 reabriram o mercado ao mundo e vieram reforçar as tendências do teletrabalho, dos verdadeiros nómadas digitais e da possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar”, explica Karoli Hindriks.

“Vemos esta tendência de nomadismo digital, sobretudo no setor tecnológico, onde a luta por talento não para de crescer”, sublinha a CEO da Jobbatical. O setor tecnológico é o mais competitivo por talento, dado que regista uma enorme escassez de profissionais qualificados. As empresas, não só procuram atrair funcionários no estrangeiro, como muitos empresários deslocalizam os seus escritórios para cidades que conciliam qualidade de vida e oportunidades de negócio.

Dados da plataforma revelam que as funções mais procuradas na área tecnológica estão relacionadas com Software Developers, Software Engineers, Quality Assurance Engineers e Senior Software Engineers e Product Managers. Ainda no top-10, encontram-se as funções de Backend Engineers, Senior Software Developers, Product Designers, Senior Backend Engineers e Customer Relations Coordinators.

A empresa estoniana revela ainda que o salário médio destes perfis realocados supera os seis mil euros por mês. Adicionalmente, em média, estes demoram quatro meses a completar o processo de mudança para um novo país, sobretudo devido a questões burocráticas.

“Para permitir aos colaboradores trabalharem em qualquer parte do mundo e às empresas terem acesso a uma maior pool de talento é necessário continuar a combater a desburocratização de processos de imigração”, acrescenta Karoli Hindriks.

Em Portugal, durante o ano de 2022, a Jobbatical já realizou mais de 300 processos de realocação. A nível global, a empresa iniciou cerca de 6.000 casos de imigração de pessoas de 118 nacionalidades, para 22 países.

Fundada em 2014 como uma plataforma de recrutamento internacional pelos irmãos Karoli e Ronald Hindriks. O cofundador e responsável de produto Ankur Agarwal juntou-se mais tarde. A empresa mudou de rumo com sucesso em 2019 depois de descobrir que o maior desafio com a contratação internacional não é o processo de contratação, mas sim a entrada no país. Atualmente desenvolveu um processo de automatização dos processos de imigração e realocação, reduzindo o atrito associado à mobilidade dos trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − four =