São já conhecidos os vencedores do programa de aceleração Triggers, para projetos ambientais, promovido pela Casa do Impacto. O hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribuiu 34,5 mil euros em prémios às três equipas vencedoras.
La Virgule, foi a grande vencedora do prémio de 15 mil euros, pela solução inovadora que transforma equipamentos desportivos técnicos em mochilas funcionais. Em segundo lugar, com um prémio de 10 mil euros ficou a AniMob com uma plataforma que oferece uma rede de partilha de terreno e gado para prevenir incêndios; o terceiro lugar foi atribuído ao projeto Material Species, um ideia da Studio 8, que transforma resíduos de demolição e construção em materiais de revestimento de qualidade.
Todos os vencedores ganharam ainda um ano de incubação na Casa do Impacto para continuarem a desenvolver e escalar os seus projetos bem como uma bolsa para capacitação no valor de 1.500 euros para cada finalista, e o acesso à fase de seleção da próxima edição do Fundo +PLUS, de financiamento da Casa do Impacto.
“A primeira edição deste programa foi muito positiva, conseguimos envolver a comunidade empreendedora de impacto para um programa que está a dar os primeiros passos, mas que ambiciona ser parte de um movimento que ajuda a atenuar as alterações climáticas e que liga vários intervenientes da sociedade civil” sublinha Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto. “Estas startups têm as condições singrar e vão continuar a receber o apoio da Casa do Impacto e dos vários parceiros do programa durante o próximo ano” acrescenta.
O Triggers é um programa de aceleração que pretende estimular a geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis. Depois desta primeira edição, a Casa do Impacto dar continuidade ao programa, abrindo novas candidaturas anualmente, para encontrar soluções inovadoras para a resolução de problemas e necessidades ambientais.
As soluções premiadas
La Virgule tem como missão tornar o mundo do desporto e do ar livre uma realidade circular, transformando em mochilas equipamentos técnicos utilizados em ginásios e outros espaços desportivos, que depois de usados seriam habitualmente incinerados. O prémio vai permitir para aperfeiçoar o modelo de negócio e trazer circularidade ao mundo do desporto. E
A AniMob criou uma plataforma que oferece um serviço de partilha de terreno e gado, para a área agroalimentar e florestal, através de uma gestão única e comum das terras e dos animais, com o objetivo de reduzir os custos de produção, prevenir os incêndios florestais, reter carbono e aumentar a resiliência dos solos.
A Material Species, um projeto da Studio 8, propõem-se a mudar o paradigma da construção, reutilizando resíduos de demolição e construção, transformando-os em novos materiais de revestimento de qualidade, promovendo uma nova estratégia de arquitetura e construção que reúne empresas de demolição e gestão de resíduos, arquitetos, construtores e produtores de materiais para atingir o mesmo objetivo, a construção circular.
As três soluções vencedoras tiveram de passar pela fase de incubação para a concretização das etapas de prototipagem, com o desenvolvimento de um Minimum Value Product, e testar e apresentar os projetos num Demo Day.
Os candidatos ao programa Triggers passaram por uma primeira fase de ideação e matchmaking, para a criação de 25 equipas versáteis, complementares e colaborativas, que foram selecionadas para uma fase de bootcamp.
No final desse período, dez equipas passaram à fase de aceleração, que decorreu ao longo de dois meses com o objetivo de potenciar o modelo de negócio e a sustentabilidade dos projetos, e onde foram selecionados as três soluções finalistas que foram incubadas durante mais dois meses.