O maior centro de interface tecnológico de Portugal vai ajudar a desenvolver, em parceria com a Eptune Engineering, uma solução mais sustentável no quadro de operações de manutenção das pás das turbinas eólicas, através da realização de ensaios a materiais.
Em causa está a conceção de componentes inovadores que integram uma nova solução de plataforma móvel para acesso a torres eólicas, permitindo a sua inspeção/reparação de forma mais fácil, segura e com uma maximização de disponibilidade de acesso, minimizando os tempos mortos de acesso devido a condições meteorológicas adversas.
O projeto denomina-se Easy Platform e irá permitir tornar mais consistente e rentável o processo de inspeção e reparação das turbinas eólicas. Em causa está o desenvolvimento de uma plataforma de trabalho mais flexível na sua utilização e instalação, através de técnicas de fixação mais avançadas e otimizadas.
A plataforma será equipada com sistemas de proteção avançados que permitem a sua utilização em condições meteorológicas desfavoráveis. Passarão, agora, a ser possívais intervenções mais seguras para os trabalhadores envolvidos, bem como para os equipamentos necessários às mesmas, aumentando o número de dias anuais em que as mesmas podem ser realizadas.
O Laboratório de ensaios Especiais ISQ participa no desenvolvimento e realização de uma série de ensaios a materiais, componentes e estruturas metálicas tais como: força magnética de ancoragem; força limite de ventosas ativas; caraterização de cordas e de avaliação de estruturas metálicas; caracterização de resistência mecânica de materiais utilizados no projeto.
O processo foi desenvolvido no laboratório de Castelo Branco e no LABMAT-Unidade de Ensaios Mecânicos (UEM). Com esta solução a Easy Platform dá resposta às questões inerentes à manutenção dispendiosa dos componentes das turbinas eólicas e respetivas reparações, muitas vezes causadas, por exemplo, por danos resultantes de impactos de aves, quedas de relâmpagos ou avarias nos seus sistemas mecânicos ou elétricos.