Uma das vertentes mais complexas do mundo empresarial prende-se com a questão da Liderança. Há quem saiba gerir um negócio e mesmo assim não tenha as capacidades de liderança necessárias para complementar essa gestão empresarial.
A Liderança não é uma questão de bom senso e sim de carácter. Existem empreendedores que são excelentes a gerir negócios e péssimos a gerir pessoas.
Antes de mais, ser Líder é saber lidar com o próximo como nosso semelhante, fazendo por compreender as dificuldades do outro, num contexto emocional, para depois através de uma análise bem fundamentada, contribuir para o encaminhamento na prossecução dos resultados a atingir.
Existem empreendedores que são excelentes a gerir negócios e péssimos a gerir pessoas
Liderar será sempre difícil se não tivermos a capacidade de entender e de orientar em diferentes contextos do negócio. Assumir a liderança de uma organização é assumir a gestão e orientação de uma equipa de profissionais que, antes de qualquer coisa, são seres humanos com os seus defeitos e qualidades.
Liderar é por isso uma questão de carácter, e quem pretende ser reconhecido como um verdadeiro Líder tem de possuir qualidades inatas e excecionais em áreas tão distintas quanto fundamentais, como a inteligência emocional, a auto confiança, o relacionamento interpessoal, a motivação e a visão de futuro alicerçada no presente.
Liderar não é para todos, mas é possível ser Líder se primeiro der o exemplo, e agir em conformidade.