Lightsource bp investe na conservação do Tartaranhão-caçador em Portugal

Lightsource bp cofinancia projeto LIFE SOS Pygargus para salvar o Tartaranhão-caçador e conciliar energias renováveis com biodiversidade.

Na foto: Tartaranhão caçador fêmea em voo (Foto de Palombar)

A Lightsource bp, empresa líder no desenvolvimento de energia renovável onshore, anunciou um investimento na conservação do Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma ave de rapina cuja população, em Portugal, caiu 80% na última década.

A empresa associou-se à Palombar, organização ambiental sem fins lucrativos, no projeto LIFE SOS Pygargus, cofinanciado em 75% pela União Europeia. A Lightsource bp contribuiu com 25% do financiamento nacional, apoiando atividades específicas que incluem monitorização da espécie, análise do impacto das energias renováveis e desenvolvimento de mapas de sensibilidade para orientar a instalação de infraestruturas com menor impacto ambiental.

Projeto de seis anos abrange 49 áreas protegidas

O projeto será implementado entre 2024 e 2030 em 49 Zonas de Proteção Especial da Rede Natura 2000, abrangendo 23 áreas em Portugal e 26 em Espanha, onde se concentra a maioria da população da espécie. O objetivo é reverter o declínio populacional e aumentar em 50% a população reprodutora, reduzindo a mortalidade e a destruição de ninhos.

Além disso, o projeto promoverá práticas agrícolas sustentáveis, introduzindo variedades de cereais amigas das aves, melhorando os habitats da espécie e gerando valor comercial para os produtores.

Na foto: Reunião entre a Palombar e a Lightsource bp, onde foi formalizado o apoio financeiro. (Fotografia de Palombar)

“A transição energética deve ser sustentável, e este projeto permite conciliar energia renovável com conservação da biodiversidade. A criação de Mapas de Sensibilidade será essencial para futuras infraestruturas, reduzindo o impacto sobre o Tartaranhão-caçador e outros habitats protegidos”, afirma Pedro Fernandes, Head of Environmental Planning da Lightsource bp Portugal.

Para José Pereira, presidente da Palombar, a iniciativa demonstra que é possível conciliar desenvolvimento energético e proteção ambiental: “A Lightsource bp dá o exemplo na adoção de boas práticas, financiando um projeto inovador que alia conhecimento científico e energias renováveis para garantir um modelo sustentável de transição energética.”

A Lightsource bp, adquirida pela bp em 2024, reforça com este investimento o seu compromisso com energias limpas e conservação ambiental, promovendo a integração de práticas sustentáveis no desenvolvimento de projetos onshore de grande escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty + eighteen =