A literacia financeira é uma competência essencial para a vida adulta, mas continua a ser um desafio para muitas pessoas. Com o objetivo de introduzir conceitos básicos de finanças pessoais às crianças, a Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC) apoia o lançamento do livro “Sabes o que fazem os contabilistas?”, um manual didático destinado a leitores entre os 8 e os 12 anos.
Publicado pela Ideias com História, o livro responde a questões fundamentais sobre rendimento, gastos, investimentos e impostos, ajudando os mais novos a compreender a importância da gestão financeira responsável.
“Muitos jovens adultos, mesmo com formação académica, não sabem como gerir as suas finanças pessoais. Coisas aparentemente simples, como escolher a melhor opção para comprar um carro, entender os impostos sobre um trabalho de verão ou investir uma poupança, continuam a ser um desafio”, frisa a presidente da APOTEC, Isabel Cipriano.
O livro pretende, assim, despertar a curiosidade das crianças e das suas famílias, promovendo uma maior consciência financeira desde a infância. Além deste projeto, Isabel Cipriano tem defendido publicamente a introdução da disciplina de Literacia Financeira no currículo escolar, especialmente no ensino secundário. A sua experiência neste campo inclui a coautoria do livro “79 Vozes para a Literacia Financeira”, publicado em 2024.
“Sabes o que fazem os contabilistas?” pode ser adquirido online por cerca de 14 euros. A obra junta-se a um conjunto crescente de iniciativas que procuram preparar as novas gerações para uma relação mais informada e responsável com o dinheiro.