L’Oréal Portugal Abre Candidaturas para Prémio Mulheres na Ciência 2024

Esta iniciativa destina-se a reconhecer e apoiar o trabalho de investigadoras portuguesas nas áreas das Ciências, Engenharias e Tecnologias, com foco em projetos para a Saúde e o Ambiente

Oportunidades para as mulheres no domínio do empreendedorismo.
Foto de Garetsvisual em Freepik

A 21ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência já está a aceitar candidaturas. Em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), esta iniciativa destina-se a reconhecer e apoiar o trabalho de investigadoras portuguesas nas áreas das Ciências, Engenharias e Tecnologias, com foco em projetos para a Saúde e o Ambiente. Quatro investigadoras serão selecionadas para receber uma ‘Medalha de Honra’ e um prémio de 15 mil euros cada.

As inscrições estão abertas até 4 de dezembro e devem ser submetidas através do portal da FCT, na secção ‘Concursos’. O prémio destina-se a apoiar investigadoras que desenvolvam projetos com impacto significativo para a sociedade, com ênfase em inovação e aplicação prática.

“Embora as mulheres sejam maioria nas universidades, ocupam apenas 33,46% das áreas científicas em Portugal, lideram 24,51% dos projetos e recebem apenas 23,69% dos fundos para investigação, de acordo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Através do ‘For Women in Science’, procuramos equilibrar estas estatísticas, pois o mundo precisa da ciência e a ciência precisa das mulheres”, salientou Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal Portugal.

Seleção dos Projetos e Impacto

Os projetos serão analisados por um júri de cientistas de mérito, que avaliarão a qualidade científica, o impacto social e o carácter inovador das propostas. A análise valoriza também a promoção da perspetiva de género na ciência e o apoio a jovens investigadoras. Desde 2004, a L’Oréal Portugal já distinguiu 69 investigadoras, fortalecendo o compromisso com a igualdade e a excelência científica.

O programa mundial L’Oréal-UNESCO ‘For Women in Science’ já reconheceu mais de 4.400 mulheres pelo seu contributo para a ciência, incluindo sete laureadas com o Prémio Nobel. Em Portugal, este prémio continua a desempenhar um papel central na promoção de uma ciência mais inclusiva e inovadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 20 =