Lurdes Gramaxo: “Oportunidades de Investimento Crescem, mas Volume Investido Fica Aquém das Expectativas”

Barómetro da Investors Portugal revela crescimento nas oportunidades de investimento, mas sem aumento correspondente no número de investimentos ou no volume investido.

Lurdes Gramaxo, presidente da Associação de investidores em Early Stage, Investors Portugal
Na foto: Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal

As oportunidades de investimento early stage em Portugal registaram um aumento no primeiro semestre de 2024, com 68% dos investidores a reportar um maior acesso a oportunidades comparativamente aos últimos seis meses de 2023. No entanto, este crescimento não se refletiu num aumento do número de investimentos nem do volume investido, conforme revela a 2ª edição do “Barómetro do Investimento Early Stage”, realizado pela Associação Portuguesa dos Investidores em Early Stage – Investors Portugal.

Apesar das oportunidades, mais de metade dos inquiridos indicou que o número de investimentos (62%) e o volume investido (59%) ficaram abaixo dos níveis registados no semestre anterior. Além disso, cerca de um terço dos investidores enfrentou maior dificuldade em levantar capital e encontrou menos oportunidades de desinvestimento (exit) comparado ao período anterior.

Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, comentou: “Os resultados do inquérito apontam para algumas melhorias no sentimento dos investidores no que toca às oportunidades de investimento e previsões de exits. Contudo, o facto de o número e o volume de investimentos ficarem aquém das expectativas pode ser explicado pela maior concorrência entre investidores e a elevada liquidez no mercado. A insatisfação com as políticas públicas ainda prevalece, mas esperamos melhorias com as novas medidas anunciadas pelo Governo.”

O sentimento geral dos investidores sobre a atividade de investimento early stage foi positivo para 74% dos inquiridos, um aumento de 27 pontos percentuais em relação ao semestre anterior. Ainda assim, 58% dos investidores continuam insatisfeitos com as políticas públicas para o setor, apesar de uma ligeira melhoria com 41% a considerar as políticas positivas. Entre as medidas sugeridas para melhorar as políticas estão a garantia de estabilidade legislativa e o estabelecimento de linhas de investimento para apoiar os business angels.

Quanto às expectativas para o segundo semestre de 2024, 74% dos investidores estão otimistas em relação à quantidade de novos investimentos a realizar e mais de um terço espera um aumento no volume a investir. Adicionalmente, 68% dos investidores prevê uma evolução positiva nas oportunidades de exit.

O “Barómetro do Investimento Early Stage” do primeiro semestre de 2024 baseou-se num inquérito a uma amostra representativa de cerca de 30% do ecossistema de investimento early stage em Portugal, com o objetivo de compreender melhor o ecossistema, traçar tendências e definir estratégias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 4 =