
A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos foi distinguida com o Prémio Nacional de Agricultura 2024 na categoria de “Sustentabilidade”. A distinção reconhece o compromisso dos cerca de 40 produtores da organização com uma produção agrícola mais eficiente e responsável, que alia inovação e práticas sustentáveis para enfrentar os desafios do setor.
A empresa tem implementado um Código de Conduta rigoroso e promovido boas práticas ambientais, destacando-se pelo investimento na investigação de soluções para uma agricultura mais resiliente às alterações climáticas. Um dos marcos desse compromisso é o Centro de Investigação para a Sustentabilidade, localizado no Polo de Inovação da Fataca, em Odemira. Criado em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Driscoll’s e Maravilha Farms, este é o primeiro laboratório dedicado à produção agrícola sustentável de pequenos frutos. O seu objetivo passa pela otimização do uso da água e pela integração de sistemas biológicos que promovam a biodiversidade e a proteção das culturas.
Joel Vasconcelos, diretor-geral da Lusomorango, sublinhou a relevância deste prémio para o setor: “Este prémio é mais uma prova de que Portugal tem no segmento dos pequenos frutos uma grande riqueza e que, com as soluções necessárias, pode contribuir ainda mais para a economia e o desenvolvimento nacional e regional.”
O Prémio Nacional de Agricultura, promovido pelo BPI e Medialivre, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, distingue há 12 anos os projetos mais inovadores e sustentáveis do setor agrícola em Portugal.