Um estudo realizado pela instituição financeira de pagamentos Nickel, em parceria com a DATA E, revela que 75,6% dos portugueses utilizam cartões de débito ou crédito para os seus pagamentos diários. O estudo destaca também a crescente popularidade dos pagamentos móveis, preferidos por 60% dos inquiridos, e a utilização de numerário, ainda usada por 24,8%.
A maioria dos portugueses (90%) continua a fazer depósitos em numerário, com um terço destes a realizar a operação semanal ou mensalmente. No entanto, 10% afirmam não efetuar depósitos em numerário. Lisboa, Algarve e Centro são as regiões com maior frequência de depósitos, enquanto o Alentejo apresenta os números mais baixos. Em Lisboa, 20,7% dos inquiridos relatam dificuldades na realização de depósitos.
Dificuldades como a escassez de balcões (68%) e a complexidade de utilização dos ATMs (32,6%) são barreiras significativas. Para gerir as suas contas, 67% dos portugueses preferem a aplicação móvel do banco, com destaque para as regiões do Porto (70,7%) e do Centro (69,1%).
“Os resultados deste estudo mostram uma realidade híbrida no comportamento dos portugueses: uma coexistência entre a tendência para pagamentos digitais e a necessidade de operações em numerário. A Nickel responde a estas necessidades com uma conta híbrida, promovendo a inclusão financeira e facilitando o acesso a serviços financeiros, especialmente onde o acesso a balcões é limitado,” afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal.
O estudo foi conduzido entre 27 e 31 de maio de 2024, abrangendo 1026 indivíduos em Portugal, com idades entre os 18 e os 64 anos.