A segunda edição do Marketplace Lisboa realiza-se esta quinta-feira na Fundação EDP, em Lisboa. Este evento pretende incentivar e facilitar a cooperação entre empresas e instituições sem fins lucrativos, tendo em conta os interesses e recursos de ambos os setores.
O ‘mercado’ vai decorrer num ambiente ‘dinâmico e descontraído’ onde todos os participantes serão convidados a fazer networking. O objectivo é que cada um encontre um ou mais parceiros. Para tal, os participantes vão ter acesso à lista dos pedidos e das ofertas registadas no evento. Por exemplo, um lar de idosos que necessita de remodelar a cozinha ou uma empresa que quer fazer uma ação de voluntariado com os seus colaboradores. Quando uma instituição e uma empresa chegarem a um acordo, o ‘match’ acontecerá, mas só se tornará oficial após a assinatura de um contrato simbólico entre as duas partes, está explicado no site do evento.
Na primeira edição do Marketplace Lisboa, realizada em novembro passado no mesmo local, contabilizaram-se 122 ‘matches’. Já este ano, o Marketplace Porto e o Marketplace Oeiras somaram 207 ‘matches’.
O conceito Marketplace nasceu na Holanda em 1996, estando hoje espalhado por vários países, inclusive Portugal. No entanto, todos os eventos com esta chancela obedecem a um conjunto de regras, o que permite que o modelo de organização seja semelhante nos vários locais.