Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças de Portugal, defendeu que a Europa precisa de uma transformação económica para alcançar os níveis de produtividade dos Estados Unidos.
No painel “What next for the Portuguese economy?”, moderado por David Dinis, diretor do Expresso, Joaquim Miranda Sarmento defendeu que a economia portuguesa está atualmente em uma posição forte – com crescimento do PIB, desemprego em declínio e inflação começando a se manter estável.
No entanto, salientou Miranda Sarmento, a produtividade europeia tem caído em relação à economia americana desde 2008, tornando-se necessárias mudanças em áreas como regulação, inovação, sistema fiscal e uma abordagem renovada ao risco, face aos desafios globais.
Sarmento destacou ainda a importância de Portugal atrair capital humano e reduzir a burocracia, propondo incentivos fiscais para trabalhadores qualificados e reformas no sistema de impostos. O ministro sublinhou também a necessidade de diversificar a economia nacional, reduzindo a dependência do setor turístico e promovendo exportações de serviços de alta tecnologia.
Editado a partir do resumo de Cathal Dowd para Web Summit