A Minsait, empresa líder em transformação digital e Tecnologias da Informação, lançou uma inovadora solução, baseada em inteligência artificial, para reduzir acidentes com aves em parques eólicos. A tecnologia emprega radares 3D, câmaras e algoritmos avançados para detetar espécies protegidas, evitando impactos com os aerogeradores.
Desenvolvida pela Minsait, uma subsidiária da Indra, a solução foca-se na preservação da avifauna, especialmente das espécies protegidas. Utilizando um radar 3D, a tecnologia geoposiciona câmaras para identificar aves, rastreando as suas rotas. Em caso de iminente colisão com as pás dos aerogeradores, a solução emite um sinal, interrompendo ou reduzindo a rotação das pás em tempo real.
Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, a inovação auxilia as empresas do setor eólico a cumprir as normas ambientais vigentes. A solução não apenas reduz o número de acidentes envolvendo aves protegidas, mas também pode evitar sanções para as empresas, especialmente em casos de elevadas taxas de sinistralidade.
A inteligência artificial da Minsait opera em diversas etapas, designadamente através de Tecnologia de Radar 3D que deteta aves no espaço aéreo do parque eólico, monitorizando suas trajetórias independentemente das condições de visibilidade, 365 dias por ano, 24 horas por dia.
Também a Tecnologia de Visão Artificial permite identificar a espécie da ave através de critérios ornitológicos após a sua deteção. O Algoritmo determina as potenciais trajetórias de aproximação e emite avisos para a interrupção autónoma das turbinas eólicas em situações de alto risco de colisão.
Por fim a IA permite realizar uma Análise Forense para avaliar alarmes e interrupções e, dessa forma, compreender as condições subjacentes para melhorar o desempenho do sistema dos parques eólicos.
João Januário, diretor de energia da Minsait em Portugal, destaca: “Estamos cientes da importância que a sustentabilidade tem no contexto empresarial. Uma das nossas principais prioridades é o desenvolvimento de soluções que permitam que as empresas coloquem a sustentabilidade no centro do seu negócio, e esta solução é um bom exemplo.”