“Não Há Desculpas para a Violência Doméstica”

Fotograma do video da campanha contra a violência doméstica

Com mais de 30.000 denúncias de violência de género em Portugal apenas no último ano, a realidade da violência doméstica exige uma resposta abrangente e determinada. Nesse contexto, a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, lança a 14 de agosto a campanha de sensibilização “Não Há Desculpas para a Violência Doméstica”, para combater as razões frequentemente utilizadas pelos agressores para justificar os seus atos.

Só nos primeiros seis meses deste ano, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) registraram 14.863 ocorrências relacionadas à violência doméstica em Portugal. Em muitas dessas ocorrências as vítimas culparam-se a si mesmas, perpetuando o ciclo de violência. A mensagem central da campanha lançada pela CIG é clara: “a agressão é sempre uma escolha consciente do agressor, e não há justificativas para a violência”.

Com esta campanha a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género reforça a importância de reconhecer que “agredir é uma decisão individual que não pode ser atribuída a circunstâncias externas”. Ao destacar a falta de desculpas para a violência doméstica, a campanha procura desafiar a mentalidade que normaliza ou desculpa a agressão.

A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) é uma peça-chave na resposta a essa realidade. A rede, presente em todo o país, oferece serviços especializados e gratuitos para apoiar as vítimas de violência doméstica. No segundo trimestre de 2023, a RNAVVD acolheu 1450 pessoas, sendo 52% vítimas adultas, predominantemente mulheres, e 48% dependentes a cargo, incluindo crianças e jovens.

É essencial lembrar que a violência doméstica é um crime público em Portugal, e cada pessoa tem o dever de combater e denunciar essa realidade. Através dos números de apoio 800 202 148 e a Linha SMS 3060, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, as vítimas podem procurar ajuda, denunciar e obter informações sobre como enfrentar a violência doméstica.

No âmbito desta campanha, o Empreendedor vai lançar uma série de artigos sobre o impacto da violência de género no ambiente laboral, para lembrar que as empresas – como a sociedade – precisam de trabalhar em conjunto para eliminar essa grave violação dos direitos humanos, garantindo um futuro seguro e digno para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 4 =