ENPT
Notícias
Account
EntrarRegistar
SobreAjuda
Notícias
EntrarRegistardropdown-dividerSobreAjuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Empresas travam contratações no 3.º trimestre

Empresas travam contratações no 3.º trimestre

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
10 Jun 2026

Mercado de trabalho mantém saldo positivo, mas contratações abrandam no 3.º trimestre, segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey.
As empresas portuguesas continuam a prever reforço de equipas entre julho e setembro, mas o ritmo de contratação abranda. A Projeção para a Criação Líquida de Emprego desce para +18%, menos 11 pontos do que no trimestre anterior.

As empresas portuguesas mantêm intenções de contratação positivas para o terceiro trimestre de 2026, mas revelam maior prudência perante o contexto internacional. Segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey, a Projeção para a Criação Líquida de Emprego em Portugal fixa-se nos +18% para o período entre julho e setembro, menos 11 pontos percentuais do que no trimestre anterior.
O indicador resulta das respostas de empregadores nacionais, dos quais 35% planeiam aumentar as equipas, 47% pretendem mantê-las e 17% antecipam reduções. Apesar do abrandamento, a projeção continua acima do valor registado no mesmo período de 2025, quando se situava nos +16%.

A travagem surge num contexto marcado por tensões geopolíticas, custos energéticos elevados e abrandamento económico em vários mercados europeus. Portugal fica, ainda assim, abaixo da média global, que se situa nos +26%, mas acima da média europeia, fixada em +14%, o valor mais baixo dos últimos cinco anos.

“Os resultados deste trimestre mostram que as empresas portuguesas continuam a contratar, mas estão a adotar uma postura mais cautelosa perante um contexto internacional mais exigente”, afirma Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal.

Segundo o responsável, a economia portuguesa mantém sinais de resiliência, apoiada pelo consumo privado, pelo investimento, pela execução do PRR e pelo dinamismo de setores como a construção, a indústria e o retalho. No entanto, a incerteza geopolítica, os custos energéticos e a menor dinâmica económica internacional estão a levar as organizações a reavaliar o ritmo dos seus planos de crescimento.

O crescimento das empresas continua a ser o principal motivo para contratar, referido por 34% dos empregadores. Seguem-se a necessidade de recursos para projetos específicos, apontada por 24%, e o preenchimento de vagas que ficaram abertas em trimestres anteriores, sinal da persistência de dificuldades no acesso a talento.

Entre os empregadores que antecipam reduzir equipas, os desafios económicos são o principal fator, referidos por 27% dos inquiridos. A automação ganha também peso: 20% dos empregadores que preveem cortes indicam que a tecnologia reduziu a necessidade de determinadas funções, mais cinco pontos percentuais do que no trimestre anterior.

As intenções de contratação mantêm-se positivas na maioria dos setores analisados, embora com abrandamento generalizado. Construção e Imobiliário lidera as perspetivas, com uma projeção de +36%, seguido por Tecnologia e Serviços de IT, com +32%, Indústria, com +24%, e Comércio e Logística, com +22%.

A nível regional, a Grande Lisboa e a Região Sul apresentam as projeções mais elevadas, ambas com +24%. Já o Centro e o Grande Porto registam as maiores quedas face ao trimestre anterior, com descidas de 25 e 20 pontos percentuais, respetivamente.

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey ouviu 40.592 empregadores em 42 países e territórios. O próximo estudo será divulgado em setembro e apresentará as expectativas de contratação para o quarto trimestre de 2026.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Não comece um negócio a menos que ele seja uma obsessão e algo que você ame. Se estiver a pensar numa estratégia de saída, então não é uma obsessão
Mark Cuban
Empresário Americano
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By