• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back

"Geração Z quer liderança mais consciente e colaborativa"

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
12 Ago 2025

Filipa Jardim da Silva alerta que as empresas precisam de repensar a liderança para atrair e reter talento jovem, adaptando-se às expectativas da Geração Z.

O Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de agosto, traz para o debate a forma como a Geração Z está a redefinir o conceito de liderança. Para muitos jovens, cargos de chefia tradicionais significam mais burocracia e stress do que realização e impacto, afastando-os de funções hierárquicas convencionais.

Para Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica especializada em desenvolvimento organizacional, este é o momento para as empresas adotarem modelos de liderança mais conscientes, colaborativos e alinhados com os propósitos individuais e coletivos. “Não se trata apenas de gerir tarefas, mas de inspirar pessoas, criar ambientes criativos e promover resiliência organizacional”, sublinha.

A especialista defende que a retenção de talento jovem passa por estratégias que incluam autonomia real na gestão de projetos, flexibilidade nos modelos de trabalho, alinhamento entre funções e valores pessoais, progressão baseada em competências e impacto, equipas multidisciplinares e investimento contínuo em formação e mentoring.

Um estudo da consultora Robert Walters confirma a tendência: apenas 30% da Geração Z admite assumir cargos de chefia intermédia no futuro, enquanto 15% rejeita essa hipótese. Para 55%, estas funções são demasiado stressantes e pouco compensadoras.

“As empresas que souberem adaptar os seus modelos de liderança às novas expectativas serão mais competitivas e resilientes. A questão não é se estas mudanças vão acontecer, mas quando”, conclui Filipa Jardim da Silva.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
A lógica leva você do ponto A ao ponto B. A imaginação leva você a qualquer lugar
Albert Einstein
Físico Teórico de origem alemã
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By