• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Ordem dos Engenheiros Lança Programa de Formação em Inteligência Artificial

Ordem dos Engenheiros Lança Programa de Formação em Inteligência Artificial

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
16 Set 2024

Ordem dos Engenheiros – Região Sul promove programa de formação em IA com foco em capacitar profissionais para enfrentar desafios tecnológicos futuros.

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) está a promover o programa de formação em Inteligência Artificial (IA) intitulado “IA - Da Academia para o Mundo Real”, com o objetivo de capacitar os formandos com conhecimentos e competências fundamentais desta tecnologia disruptiva. O programa visa preparar os profissionais para a aplicação prática da IA nas diversas indústrias, ajudando-os a enfrentar os desafios tecnológicos do futuro.

Este programa, inicialmente desenvolvido pela Microsoft em colaboração com o INSEAD, está agora sob a coordenação de Luís Faria Filipe, Coordenador do Programa Estratégico de IA no ISEG-EE, com o apoio de Manuel Dias, membro do Conselho Executivo da Microsoft, e Bernardo Pinto, Coordenador dos Programas Executivos em IA no ISEG.

António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da OERS, sublinha que "a valorização e melhoria contínua das competências dos engenheiros são prioridades para a OERS". Segundo o presidente, esta formação permitirá que os engenheiros se tornem mais inovadores e competitivos, destacando o papel significativo da IA na otimização de sistemas complexos e na manutenção preditiva.

O curso está dividido em duas sessões complementares. A primeira parte, intitulada “Conceitos Fundamentais”, ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro, em formato híbrido. Esta fase explora tópicos essenciais, incluindo o enquadramento da IA, a definição de estratégias para a criação de valor institucional através de casos reais, bem como IA responsável e IA Generativa.

A segunda parte, “Jornada Prática”, será realizada a 21 de outubro, de forma presencial na sede da OERS. Esta sessão será focada na implementação de um caso real, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a primeira fase.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de setembro, e a formação está disponível tanto para membros como para não membros da Ordem dos Engenheiros.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
É bom celebrar o sucesso, mas é mais importante aprender com os fracassos
Bill Gates
Empresário Americano
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By