Procura por Talentos em IA Deverá Crescer Mais de 20% ao Ano em Portugal, até 2026

IDC estima que a procura por talentos em IA em Portugal cresça mais de 20% ao ano até 2026, impulsionada pela transformação digital e a modernização tecnológica.

Na foto: Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal

A International Data Corporation (IDC) Portugal prevê que a procura por talentos na área da Inteligência Artificial (IA) cresça mais de 20% ao ano entre 2024 e 2026, destacando-se como uma das principais lacunas no setor tecnológico português. Esta crescente procura é impulsionada pela transformação digital e pela modernização das infraestruturas tecnológicas, com foco em IA, cibersegurança e análise de dados.

Segundo Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal, “a escassez de talento qualificado, especialmente em IA, análise de dados e cibersegurança, representa um dos maiores desafios para o crescimento do setor em Portugal.” Para além da IA, outras áreas que deverão registar aumentos na procura por profissionais incluem análise de dados (11% ao ano), cibersegurança (10%) e desenvolvimento de software (8%).

A IDC recomenda intervenções a nível macro e micro para lidar com este cenário. A nível macro, a melhoria das condições fiscais e programas como o “Tech Visa” são fundamentais para reter e atrair talentos. A nível micro, as empresas devem investir em formação contínua, oferecer condições de trabalho flexíveis e competitivas, e criar parcerias com instituições de ensino.

Além disso, as organizações portuguesas deverão investir 13,9 mil milhões de euros em tecnologia este ano, um aumento de 6,9% face a 2023. A IA, particularmente a IA Generativa, tem-se revelado um dos principais impulsionadores de investimento, com as empresas a estimarem gastos de 79,8 milhões de euros em IA em 2024, um crescimento de 33,4% em relação ao ano anterior.

Os dados recolhidos pela IDC, foram apresentados no âmbito do evento IDC Directions 2024, que decorreu nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril. O evento contou com vários speakers da IDC, além de Gabriel Coimbra (Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal), participaram ainda Philip Carter (Group Vice President of Worldwide Thought Leadership Research at IDC), Jennifer Thomson (Associate Vice President, Services, AccAD and Cloud, European Region at IDC), entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − one =