ENPT
News
Account
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Universidades europeias reúnem-se em Almada para discutir futuro da formação em saúde

Universidades europeias reúnem-se em Almada para discutir futuro da formação em saúde

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Apr 17, 2026

A Egas Moniz reúne universidades europeias para debater o futuro da formação em saúde na Europa e novos modelos de cooperação académica.
A Egas Moniz School of Health and Science acolhe esta semana o quarto encontro da aliança universitária europeia EduCare 5.0, reunindo representantes de dez instituições de ensino superior para debater novos modelos de formação e cooperação estratégica no setor da saúde.

A Egas Moniz School of Health and Science está a acolher o quarto encontro da aliança universitária europeia EduCare 5.0, uma rede que integra dez instituições de ensino superior de vários países europeus e representa cerca de 60 mil estudantes. A iniciativa junta em Lisboa reitores e representantes académicos da Alemanha, Áustria, Chéquia, Espanha, Finlândia, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia para discutir prioridades estratégicas na modernização da educação em saúde na Europa.

Segundo a instituição, os trabalhos centram-se na adaptação dos modelos de ensino aos novos desafios enfrentados pelos sistemas de saúde e pelas instituições de ensino superior, incluindo a digitalização, a necessidade de aprendizagem ao longo da vida e a escassez de profissionais qualificados. A aliança pretende desenvolver abordagens formativas mais flexíveis, inclusivas e articuladas com os ecossistemas de inovação e com as exigências do mercado.

“A EduCare 5.0 existe para contribuir para a modernização da educação em saúde na Europa”, afirma José João Mendes, presidente da direção da Egas Moniz. O responsável sublinha que a cooperação entre instituições permite “promover a inovação pedagógica, reforçar a capacidade de resposta das instituições e enfrentar de forma mais eficaz desafios comuns”.

Durante os três dias de encontro, os parceiros irão analisar medidas para reforçar a cooperação transnacional entre instituições, criar novas ofertas conjuntas de formação e desenvolver percursos de aprendizagem mais flexíveis e integrados.

No âmbito da iniciativa, será também apresentado aos parceiros internacionais o projeto Almada Innovation District, uma iniciativa de desenvolvimento urbano que pretende criar na região um ecossistema de inovação assente na ligação entre universidades, investigação científica, empresas tecnológicas e infraestruturas sustentáveis.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By