A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) nomeou Nuno Comando como o novo diretor da Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo e inovação para impacto social e ambiental. Parte integrante da equipa fundadora, Nuno assume a liderança num momento em que a iniciativa celebra seis anos de atividade e se consolida como referência europeia no setor, após integrar a lista do Financial Times das 100 melhores incubadoras europeias.
Uma Trajetória de Dedicação ao Impacto
Com 37 anos e formação em Comunicação e Cultura pela Universidade de Lisboa, complementada por pós-graduações em Marketing Digital e Transformação Digital na Católica Lisbon School of Business and Economics, Nuno Comando acumula uma experiência diversa. O seu percurso inclui atuações em comunicação, empreendedorismo e inovação, passando pela fundação de projetos inovadores e uma colaboração estreita com o setor académico.
Na Casa do Impacto, Nuno destacou-se inicialmente como responsável por comunicação e programas de empreendedorismo. Posteriormente, assumiu funções estratégicas nas áreas de Incubação, Aceleração e Investimento Social, tendo desempenhado um papel central no crescimento do hub. Agora, como diretor, ele reforça o compromisso com a missão de posicionar Portugal como referência europeia no empreendedorismo de impacto.
Um Modelo de Meritocracia e Compromisso
A escolha de Nuno Comando reflete uma aposta no mérito e no reconhecimento da sua experiência. Para Luís Rego, administrador executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML,
“A experiência consolidada do Nuno, aliada ao seu perfil humano e profissional, foram decisivos para a sua nomeação. Ele apresentou o projeto estratégico que melhor responde à missão da SCML, colocando a Casa do Impacto como um motor de transformação social e ambiental.”
Liderança com Propósito
Nuno Comando encara a liderança como uma oportunidade de continuar a trajetória de impacto da Casa:
“Liderar a Casa do Impacto é caminhar lado a lado com todos os que acreditam que mudar o mundo é possível. É dar continuidade a um legado sólido, com potencial de crescer e posicionar o país como exemplar na incubação e aceleração da inovação para o impacto.”
Com um ecossistema que já reúne mais de 400 empreendedores, startups, ativistas e artistas, a Casa do Impacto apoia ideias transformadoras com acesso a recursos estratégicos e o suporte de 50 mentores especializados. Além disso, a nova liderança procura ampliar o impacto através de novos programas orientados para o terceiro setor e uma maior democratização do acesso ao empreendedorismo.