Não sei se é o seu caso, mas eu acredito que a maioria das pessoas é fã do famoso Chapeleiro Maluco, o personagem da obra – Alice no País das Maravilhas. Ele tem uma frase memorável: ‘DIZEM QUE PARA SOBREVIVER É PRECISO SER UM POUCO LOUCO, O QUE POR SORTE EU SOU!’ Lembrei-me disso porque foi justamente a falta dessa loucura que tenho visto hoje na evolução das entidades, empresas e novos negócios.
O MUNDO CAÓTICO AINDA ESTÁ SIMPLES, POR ENQUANTO…
- Você acha que o mundo está doido, com muitas oportunidades, a ponto que mal você sabe de uma novidade já surge outra?
- Você acredita de fato que o mercado está tão competitivo que a cada dia pode ter um novo concorrente transformando seu modelo de negócio em nada?
- Você acredita que podem estar surgindo novos competidores com outras formas de fazer o negócio em realidades completamente diferentes da sua, o que deixaria a briga muito mais insana?
- Você acredita que tem tanta gente apontando novas possibilidades que nem sabe qual seguir?
Você está certa(o)!
Tudo isso é tão inquestionável que até mesmo a pessoa mais lunática e distraída do mundo iria concordar, no entanto, a única certeza é que isso não só não vai mudar na verdade, como ainda vai ficar bem PIOR.
No entanto, tem MUITA gente interessada nisso.
Faça a matemática simples então: Se já está essa loucura, e a velocidade disso só aumenta, então, no futuro mais pessoas terão a habilidade de agitar as coisas. O que é que você acha que vai acontecer?
O PERIGO DA LÓGICA PASSADA
Se você tivesse que fazer uma aposta agora sobre a sua carreira e está com um pouco de medo, insegura(o) em relação ao futuro e com os recursos limitados – como seria essa aposta?
Possivelmente ela se embasaria no passado, nos padrões que você conhece. O foco seria diminuir a chance de erro.
A maior parte das entidades, empresas e tantos players que fazem parte desta dinâmica do mercado estão exatamente pensando o mesmo agora – ‘O que fazer? Qual será a nossa aposta?’
Tudo mudou muito e nós não sabemos nem o quanto ainda vai mudar mais, então, ‘como vamos proceder frente a isso?’
Infelizmente, o primeiro passo tem sido exatamente analisar o que já deu certo, usando os padrões de medida do passado.
INSENSATEZ É PLANTAR O FUTURO
É quase uma ofensa alguém lhe dizer – Como você é insensata(o)! Mas nesse momento, será que é mesmo?
Quando olhamos para os novos negócios modelos de negócio que deram certo, normalmente ficamos espantados com a genialidade – ‘Nossa, que ideia sensacional! Nossa quanta visão! Que espetáculo de percepção e coragem!’
Pois, mas nos esquecemos que nos primeiros dias elas foram ideias insensatas.
- O que você poderia fazer hoje que seria um bocado insensato, mas que no fundo você acredita?
O que o seu mercado não espera de você?
São perguntas que deveriam ter grande força na sua estratégia de posicionamento de mercado – e não só – e do que poderá fazer.
Plante os primeiros pensamentos insensatos para colher depois as inovações disruptivas que olhamos com genialidade um tempo depois.
Veja neste vídeo como validar a sua ideia de negócio: