É possível encontrar uma forma de ganhar dinheiro gostando daquilo que faz. O que não pode acontecer é você dizer que ‘não existe’ só porque não tentou encontrá-la.
‘É um amor que não sei explicar, apenas sei que não para de crescer…’
Mais do que sucesso financeiro essa é sensação que a maioria das pessoas busca hoje. Por mais louco que isso pareça, o que está acontecendo é:
- Vemos jovens que vão prologando a sua jornada de aprendizado na expectativa de encontrar algo que realmente os inspire.
- Vemos profissionais que já trilharam um bom caminho profissional e se questionam sobre a relevância do que estão fazendo.
- Vemos pessoas experientes olhando para sua história e analisando se fizeram algo de que se orgulham, ou se percorreram o caminho certo.
Não importa a idade, não importa o sexo, a religião, a classe, ou qualquer parâmetro que você queira usar para definir uma pessoa, saiba que cada vez mais elas querem é fazer algo significativo.
A ÂNCORA DE FAZER O QUE AMA
A resposta mais comum que escuto sobre estar atuando em algo sem graça, sem propósito ou apenas pela grana é: ‘ninguém vive de ar’. Na verdade ninguém sobrevive apenas com ar, precisa comer, dormir, descansar e tantas outras coisas… Agora, ‘viver’ é falar de algo mais. Algo que jamais o dinheiro ou meras conquistas poderão complementar.
Li em um livro do Osho que diz – ‘dinheiro e fama nos permitem apenas adquirir as experiências que queremos ter para nos sentirmos vivos. No entanto, muitas vezes podemos ter exatamente essa sensação com bem menos do que acreditávamos que seria necessário. É um estado da alma e não da conta bancária.’
Não é à toa que, se você olhar novamente, pessoas com ou sem dinheiro, com ou sem experiência profissional, com ou sem status, como você leu no início, estão procurando significado.
SÃO MAIS PESSOAS QUE IMAGINAMOS
Resolvi escrever esse artigo depois que publiquei no Facebook o breve relato: ‘Há pouco estava respondendo a uma entrevista para uma revista de SC, sobre Startups, e quanto mais eu ia contando as coisas incríveis desse universo mais me apaixonava…’ Detalhe: eu já sou completamente apaixonado, mas parece que sempre tem um espacinho novo para essa paixão. No final eu ainda gritei – ‘Ahhhhhhhhh, como eu amo esse universo!’
De verdade! As porradas são grandes, as dificuldades imensas, as quedas dolorosas, mas as gratificações de fazer aquilo que me fazem amar todo o dia um pouquinho mais, superam qualquer coisa, e simplesmente trazem uma sensação de bem estar – tipo: ‘ainda bem que a minha vida é assim…’
‘Espero que você encontre isso, espero que você esteja procurando por isso… porque no final, todos que de fato buscam, encontram.’
Você não imagina a quantidade de pessoas que me procuraram falando – ‘Bru esse é o meu maior sonho…’ E, justamente o que notei, foram as diferentes pessoas – em todos os sentidos que você puder imaginar – que vieram falar isso.
O fato é que muitas vezes teremos que fazer algumas coisas que não gostamos…
Mas isso não pode ser a maior parte do tempo!
Muitas vezes teremos que pensar mais no dinheiro…
Mas isso não pode ser a maior parte do tempo!
Muitas vezes vamos fazer algo que não acreditamos tanto…
Mas isso não pode ser a maior parte do tempo!
Você pegou o espírito da coisa?
Infelizmente, o que tem causado tanto aborrecimento é que a maior parte do tempo você o gasta em coisas não significativas, distantes de um propósito. São apenas trabalhos que estão próximos e fica mais fácil nos mantermos ali.
NÃO É PEGAR O TREVO DE QUATRO FOLHAS, MAS UMA JORNADA
As pessoas que vivem as suas paixões, raramente encontraram-nas rápido e tiveram uma grande ascensão. Tudo é decorrente de trabalho duro. Pode ser que encontrar uma forma de ganhar dinheiro com o que você gosta seja bem difícil, mas pelo menos quando a encontrar você trabalhará daquela maneira, curtindo estar ali, fazendo com prazer, entregando algo para o mundo que acredita. Sério. Você acha que não vale a pena?
O grande sonho, como fala o Chris Guillebeau é encontrar algo que combine o seu talento com a sua paixão e o mercado esteja disposto a pagar. É difícil? Sim. É impossível? Não.
Charlie Brown JR
O que o mundo das Startups tem ensinado é que sempre existe um jeito. Criatividade, dedicação e um pouco de ousadia são ótimas ferramentas para construir pontes até isso. Portanto, se você quer essa sensação maravilhosa de se apaixonar cada vez mais pelo que faz, não desista, encontre outras maneiras…
Aqui vão algumas sugestões de atitudes que o podem ajudar a encontrar:
Procure como você pode ajudar as pessoas – O fato de você sentir que as pessoas contam consigo, pode contribuir para revelar talentos que você nem sabia possuir.
Disponibilize sua ajuda – A ação de estar auxiliando poderá lhe abrir os olhos para algo que realmente possa ter bastante sentido. Nem sempre prestamos atenção no que somos bons aos olhos dos outros e no que de fato gostamos de fazer.
Teste seus talentos – Existe algumas coisas que você sente que faz bem, ou uma facilidade que as demais pessoas não têm? Começar a usar mais isso e expandir o uso dessas habilidades pode ser muito interessante para aprender mais sobre suas paixões.
Sempre tem um jeito, o que não pode acontecer é você dizer que ‘não existe’ só porque não tentou de fato encontrá-lo.
Para onde você vai?
Este vídeo pode ajudar nessa busca pelo significado. Ele conta um aprendizado que tive com o verdadeiro Capitão Nascimento: