A pandemia da Covid-19, veio alterar paradigmas em muitos setores de atividade, e os recursos humanos, não foram exceção. Cada vez mais, todos os profissionais que pretendam obter uma reintegração no mercado de trabalho, ou até que o desejem integrar através de um estágio – seja ele profissional ou curricular – devem primar pela inovação e criatividade nas candidaturas a emprego.
E se até há algum tempo, o segredo de nos diferenciarmos estava no layout dos CV e nas óticas criativas colocadas em cada pedaço de papel, a verdade é que só isso atualmente já não basta.
O mercado tornou-se muito mais competitivo e as estratégias para sermos bem sucedidos nas candidaturas enviadas, e chamarmos a atenção de quem nos vai recrutar, têm de ser cada vez mais ousadas e rebeldes.
As redes sociais vieram proporcionar todo um novo modelo de recrutamento que, acompanhadas por vídeo CV, transformaram os candidatos em autênticas estrelas do mercado laboral.
Em vídeo, e num formato pitch, os candidatos têm a possibilidade de estender o CV e a carta de motivação, jogando mais um trunfo na hora de ganhar o merecido destaque, entre milhares de candidaturas para um emprego.
E para que um pitch de candidatura, feito com extrema capacidade de síntese e atrativo tenha sucesso, convém estarmos atentos a uma rede social, que é já das que mais impacto tem no impulsionar de novos negócios, bem como em novos modelos de recrutamento: o Tik Tok.
Esta rede social, quando bem aproveitada, pode constituir a prancha de salvação para a conquista de novas oportunidades profissionais, na medida em que nela os profissionais mostram em 60 segundos o que valem e como podem ser uma mais-valia para as empresas que os contratarem.
Com mais este elemento de candidatura, os profissionais demonstram iniciativa, inovação, criatividade, não ter receio em arriscar e mostram que têm boa capacidade discursiva e de síntese, criando desde logo um elo de proximidade com o recrutador.
As empresas, por seu turno, começam a ver no Tik Tok, uma plataforma de recrutamento instantânea e com alta taxa de resolução de vagas em aberto.
Da próxima vez que enviar um CV para uma oferta de emprego, pondere incluir um link com o seu vídeo de candidatura feito na rede social do momento.
Aqui, todos os Tik(es) são benéficos e podem fazer toda a diferença!