Com a chegada de agosto, prepara-se um dos eventos astronómicos mais aguardados do ano: a chuva de meteoros das Perseidas. Este ano, no dia 11 de agosto, a aldeia de Fajão convida todos os entusiastas da astronomia a participarem numa observação única das Perseidas no Gescope – Observatório Astronómico de Fajão. O evento será conduzido pelo astrónomo José Matos e inclui um workshop de telescópios digitais.
Diariamente, a Terra é bombardeada por poeiras espaciais que, ao entrarem na atmosfera, dão origem a meteoros ou estrelas cadentes. Estes fenómenos são frequentemente provenientes de cometas que, ao viajarem perto do Sol, deixam um rasto de poeira. Quando a Terra atravessa esses rastos, o resultado é uma espetacular chuva de meteoros, como as Perseidas, que parecem irradiar da constelação de Perseu.
No dia 11 de agosto, Fajão torna-se o destino ideal para observar este fenómeno celeste. A partir das 15h00, terá lugar um workshop de telescópios digitais, seguido por uma sessão de observação das Perseidas guiada pelo astrónomo José Matos, das 22h00 à meia-noite. O evento é limitado a 50 participantes e a inscrição pode ser feita através do site bookinxisto.com.
O Gescope – Observatório Astronómico de Fajão é uma parte central do projeto Aldeias do Xisto, que promove a imersão na natureza e a observação do céu estrelado. Este projeto valoriza a proteção da paisagem e do céu noturno, e a redução da poluição luminosa, tendo merecido a certificação de Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight, recentemente renovada em 2024.