A Opensoft, uma empresa tecnológica portuguesa, introduziu um novo projeto em Cabo Verde, visando reduzir a economia paralela e combater a evasão fiscal no país. Denominada “Fatura da Felicidade“, esta iniciativa apoia o Governo cabo-verdiano na promoção da emissão de faturas com o número de identificação fiscal (NIF), como parte de suas medidas anti-evasão fiscal.
O projeto “Fatura da Felicidade” consiste num sistema de sorteio baseado nos números das faturas, faturas-recibo, talões de venda e recibos de renda emitidos com o NIF do contribuinte. O objetivo é dissuadir a evasão fiscal associada à falta de inclusão do NIF na emissão de documentos comprovativos de transações.
Rui Cruz, CEO da Opensoft, destacou o compromisso da empresa em apoiar as iniciativas do Governo cabo-verdiano no combate à fraude fiscal. “Ao longo de mais de 20 anos de atividade, a Opensoft tem-se posicionado como uma empresa experiente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, um parceiro para a construção de uma sociedade mais justa e transparente”, salientou.
O sistema implementado para o sorteio das faturas inclui um portal web e uma aplicação móvel. O portal web permite a consulta de todas as informações relacionadas com o sorteio, com uma área pública contendo informações gerais e uma área privada para os contribuintes consultarem cupões e faturas associadas. A aplicação móvel oferece aos contribuintes a facilidade de acessar cupões e faturas associadas por meio de dispositivos móveis.
Este não é o primeiro projeto da Opensoft em Cabo Verde. Anteriormente, a empresa implementou a “Chave Móvel Digital”, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado cabo-verdiano, facilitando o acesso aos Portais da Administração Pública e a assinatura de documentos digitais através de um login.