O investimento em sustentabilidade registou um crescimento superior a 50% nos últimos cinco anos, segundo o estudo “Sustainability Data Is a Big Opportunity in Information Services“, da Boston Consulting Group (BCG). Em 2023, a sustentabilidade já tinha sido um critério prioritário na gestão de 10 biliões (trillion) de dólares em investimentos.
Para Pedro Pereira, Managing Director e Senior Partner da BCG em Lisboa, “a sustentabilidade está a transformar o setor empresarial e os hábitos de consumo”. Os critérios ESG e os dados de sustentabilidade apresentam-se assim como “uma oportunidade de mercado para prestadores de serviços de informação.”
Este estudo da BCG revela que 68% dos profissionais de sustentabilidade consideram a implementação de práticas sustentáveis nos fluxos de trabalho das empresas como desafiante ou extremamente desafiante. As atividades mais complexas incluem a publicação de relatórios de responsabilidade social e a realização de análises de sustentabilidade abrangentes da cadeia de abastecimento.
“Nessa linha, as organizações devem apostar numa abordagem pragmática e baseada em materialidade e relevância, para desenvolverem serviços de informação que lhes permitam ter dados sólidos e centralizados dos seus indicadores de sustentabilidade para conseguirem melhorar as suas práticas, bem como a gestão dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), tornando-se mais competitivas nos mercados onde atuam”, salienta Pedro Pereira.
A geração e recolha de dados relacionados com a sustentabilidade representam uma oportunidade de mercado significativa para os prestadores de serviços de informação. A BCG recomenda que estes fornecedores comecem com os clientes já conhecidos, alinhem-se com um tipo específico de criação de valor e antecipem o impacto de novas regulamentações. Estas medidas são cruciais para enfrentar os desafios atuais e evitar práticas de greenwashing.