Pedro Pereira: “A Sustentabilidade é uma Oportunidade de Mercado para Prestadores de Serviços de Informação”

Crescimento do investimento em sustentabilidade gera oportunidades de mercado para dados ESG

Empresas estão preparadas para enfrentar choques globais.
Na foto Pedro Pereira, Managing Director & Senior Partner da BCG em Lisboa.

O investimento em sustentabilidade registou um crescimento superior a 50% nos últimos cinco anos, segundo o estudo “Sustainability Data Is a Big Opportunity in Information Services“, da Boston Consulting Group (BCG). Em 2023, a sustentabilidade já tinha sido um critério prioritário na gestão de 10 biliões (trillion) de dólares em investimentos.

Para Pedro Pereira, Managing Director e Senior Partner da BCG em Lisboa, “a sustentabilidade está a transformar o setor empresarial e os hábitos de consumo”. Os critérios ESG e os dados de sustentabilidade apresentam-se assim como “uma oportunidade de mercado para prestadores de serviços de informação.”

Este estudo da BCG revela que 68% dos profissionais de sustentabilidade consideram a implementação de práticas sustentáveis nos fluxos de trabalho das empresas como desafiante ou extremamente desafiante. As atividades mais complexas incluem a publicação de relatórios de responsabilidade social e a realização de análises de sustentabilidade abrangentes da cadeia de abastecimento.

“Nessa linha, as organizações devem apostar numa abordagem pragmática e baseada em materialidade e relevância, para desenvolverem serviços de informação que lhes permitam ter dados sólidos e centralizados dos seus indicadores de sustentabilidade para conseguirem melhorar as suas práticas, bem como a gestão dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), tornando-se mais competitivas nos mercados onde atuam”, salienta Pedro Pereira.

A geração e recolha de dados relacionados com a sustentabilidade representam uma oportunidade de mercado significativa para os prestadores de serviços de informação. A BCG recomenda que estes fornecedores comecem com os clientes já conhecidos, alinhem-se com um tipo específico de criação de valor e antecipem o impacto de novas regulamentações. Estas medidas são cruciais para enfrentar os desafios atuais e evitar práticas de greenwashing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 1 =