Mais de 70% das PME estão otimistas em relação ao futuro do seu negócio segundo o Relatório da Salesforce, um estudo que analisa as perspetivas de líderes de PMES em todo o mundo. As restrições das autoridades de saúde são uma ameaça à viabilidade das empresas, mas a tecnologia tem potencial para fazer crescer a base de clientes.
A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), acaba de divulgar o seu mais recente estudo Salesforce SMB Trends Report focado nas transformações que as Pequenas e Médias Empresas (PME) levaram a cabo para fazer face às alterações de consumo provocadas pela crise pandémica e consequente crise económica. Apesar da incerteza e instabilidade do mundo de hoje, 22% das PME em crescimento afirmam estar muito otimistas em relação ao futuro do seu negócio, e 50% mostram-se relativamente otimistas.
No estudo, que recolhe informações de mais de 2.300 líderes e gestores de PME, é possível verificar que, embora haja otimismo em relação ao futuro, as três principais limitações de crescimento das empresas continuam a ser a manutenção do crescimento financeiro, a capacidade de ir ao encontro das expectativas dos clientes, e a possibilidade de atraírem e reterem o melhor talento. O relatório revela ainda que três em cada cinco gestores de PME em crescimento afirmam que as restrições horárias ou de operação impostas pelas governos locais ameaçam a viabilidade do negócio (65%), e que os requisitos impostos pelas autoridades de saúde têm um peso excessivo no negócio (59%).
Face a um futuro incerto e a um “novo normal” ainda desconhecido, 55% dos gestores inquiridos afirmam que a tecnologia é útil para reforçar as interações com os seus clientes, 51% utilizam-na no crescimento da sua base comercial e, embora as PME em crescimento consultadas tenham a intenção de acelerar o investimento em novas tecnologias devido à pandemia (+65%), apenas uma em cada cinco é que as implementou no negócio, nos últimos seis meses. Já a adoção e escolha das melhores tecnologias aplicadas ao negócios continuam a obedecer aos mesmos critérios, com mais de 70% das empresas a analisar as tecnologias pela sua simplicidade de utilização, fiabilidade do fornecedor e pelo preço.
O SMB Trends Report foi realizado entre fevereiro e março, junto de 2.411 proprietários e líderes de pequenas e médias empresas, e um estudo de acompanhamento foi realizado seis meses depois, em agosto de 2020 a 2.377 Proprietários e líderes de pequenas e médias empresas na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. Os entrevistados estão empregados ou são proprietários de empresas que têm entre 2 a 200 funcionários e receita anual inferior a mil milhões de dólares. Não foi calculada uma amostra probabilística, pelo que nenhuma estimativa de erro pode ser calculada.