Tendência: Procura por Profissionais de TI Deverá Crescer no Primeiro Trimestre de 2024

Foto de Field Engineer em Pexels

As Perspetivas de Contratação para o primeiro trimestre de 2024 revelam que Portugal ocupa a terceira posição global no setor de Tecnologias da Informação (TI), com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego impressionante de +57%. Este dado representa um aumento significativo de 10 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, destacando a robustez e a procura crescente por talento especializado no país.

Apesar do contexto económico global desafiador e das tensões geopolíticas, o setor de TI em Portugal continua a prosperar, impulsionado pela transformação digital e automação dos negócios. O Tech Talent Outlook, estudo apresentado pela Experis, revela que as empresas de TI são as mais dinâmicas no que diz respeito às intenções de contratação, com 65% delas planeando aumentar suas equipas no próximo trimestre.

A Projeção para a Criação Líquida de Emprego no setor de TI atinge +57%, destacando-se 24 pontos percentuais acima da média da região da EMEA e 21 pontos percentuais acima da média global. Este desempenho coloca Portugal como o terceiro país mais otimista do mundo em termos de perspetivas de emprego no setor.

Nuno Ferro, Brand Leader da Experis, comenta que a elevada procura por talento e serviços tecnológicos reflete a influência da transformação digital em vários setores de negócios. O aumento das contratações sugere uma recuperação após as reduções observadas em multinacionais tecnológicas durante o período pós-pandemia.

“Atualmente assistimos a uma elevada procura por talento e serviço tecnológicos em todos os setores e perfis de empresas, reflexo da transformação digital se faz sentir em praticamente todos os modelos de negócio. Por esse motivo, nos primeiros três meses de 2024 cresce a necessidade de encontrar estes perfis especializados – especialmente nas empresas das TI – mas também nos restantes setores”, sublinha.

O estudo destaca que as intenções de contratação das empresas de TI em Portugal não eram tão elevadas desde o primeiro trimestre de 2022, atingindo na altura +67%.

A nível global, Portugal destaca-se como o terceiro país com a maior Projeção para a Criação Líquida de Emprego, superado apenas por Porto Rico e Suíça, com projeções de 64% e 62%, respetivamente. Entre os 41 países analisados, 17 apresentam perspetivas mais otimistas para contratações, destacando a resiliência do setor de TI à escala global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − two =