O conceito de ‘Uptober’ no universo das criptomoedas antecipa o efeito Halloween, período em que os mercados tendem a valorizar entre o final de outubro e maio. De acordo com uma pesquisa da Finbold junto de especialistas financeiros, o preço do Bitcoin (BTC) deverá atingir, em média, 69.400 dólares no próximo dia 31 de outubro de 2024.
Apesar do otimismo, as previsões apresentam variações significativas. As estimativas mais elevadas sugerem um valor de 70.400 dólares, enquanto as mais baixas apontam para 59.400 dólares. A previsão mais otimista prevê um aumento do BTC até aos 85.000 dólares, enquanto a mais pessimista antecipa uma descida para 35.000 dólares.
Caso a média das previsões se confirme, o valor do Bitcoin será cerca de 101,16% superior ao registado em outubro de 2023, marcando um possível novo recorde para a criptomoeda nesta data. De acordo com Andreja Stojanovic, coautor da pesquisa, “se o valor médio previsto for atingido, o BTC registará um novo recorde de preço no Halloween, sendo 8.100 dólares superior ao de há três anos, quase o dobro do valor em 2023 e mais de dez vezes superior ao registado em 2017 ou 2018.”
Contudo, persistem incertezas quanto ao comportamento do mercado. A instabilidade geopolítica recente no Médio Oriente gerou uma queda no valor da criptomoeda no início de outubro, com receios de um possível agravamento da situação a influenciar o sentimento dos investidores.