Prémio Inovação na Internacionalização abre candidaturas para 2ª edição

Iniciativa distingue empresas com estratégias inovadoras para crescer além-fronteiras. Candidaturas estão abertas até 15 de maio, com reforço do apoio estratégico por parte do Santander.

Na foto: troféu do Prémio Inovação na Internacionalização (foto de Rui Leitão, Pr Digidelta, SA)

A segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização foi oficialmente lançada pela COTEC Portugal, pelo World Trade Center Lisboa e, este ano, com o reforço do Santander como parceiro estratégico. A iniciativa visa distinguir empresas portuguesas que se destaquem pela inovação nas suas estratégias de internacionalização, promovendo o reconhecimento de boas práticas e a criação de uma comunidade de aprendizagem entre líderes empresariais.

As candidaturas decorrem até 15 de maio e serão avaliadas com base na dimensão das empresas (Pequena, Média e MidCap) e na geografia predominante das exportações (Europa ou Global). O modelo de seleção baseia-se em indicadores quantitativos como crescimento internacional, intensidade exportadora, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, propriedade intelectual e sustentabilidade, complementado por entrevistas com as empresas finalistas.

A parceria com o Santander acrescenta uma nova dimensão ao prémio. O banco coloca à disposição das empresas uma equipa especializada em 15 geografias, integrada num ecossistema global, para apoiar o processo de expansão internacional com soluções adaptadas aos desafios dos diferentes mercados.

Após o sucesso da edição inaugural — que distinguiu empresas como a Colquímica Adhesives, Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi — esta nova edição arranca com sessões públicas em Lisboa e no Porto, dinamizadas com o apoio de escolas de executivos como a Católica Business School, a Porto Business School e a NOVA IMS, reforçando o papel do conhecimento e do “peer-learning” na internacionalização empresarial.

Os vencedores beneficiarão ainda do apoio do World Trade Center Lisboa, com acesso à rede global da WTC Association, ampliando as oportunidades de negócio e ligação internacional das empresas premiadas.

Para Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, o prémio afirma-se como um motor de competitividade e inovação, criando uma plataforma de partilha de experiências para preparar o futuro da internacionalização da economia portuguesa. Também o CEO do WTC Lisboa, Luciano Montenegro de Menezes, sublinha a importância da iniciativa em “desmistificar a internacionalização” e torná-la acessível às PME. Já Amílcar Lourenço, do Santander, reforça o papel do prémio como impulsionador do crescimento empresarial e valorização da marca Portugal no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − 5 =