Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Ponto Verde (SPV) juntou-se à consultora de inovação colaborativa Beta-i para desafiar startups de todo o mundo a participar no programa de inovação colaborativa Re-Source. Este programa tem como objetivo promover a economia circular e a disrupção digital na reciclagem de resíduos.
Com uma dotação de 250.000 euros disponíveis para co-investimento em projetos selecionados, o programa oferece às startups a oportunidade de trabalhar em conjunto com grandes empresas na criação de projetos-piloto inovadores para o setor. As candidaturas estão abertas até 12 de julho e podem ser submetidas através do website do programa.
A terceira edição do Re-Source concentra-se em encontrar soluções para enfrentar desafios relacionados com a mudança de comportamento do consumidor, o aumento da circularidade e digitalização nas embalagens, a transparência e rastreabilidade dos materiais embalados, as tecnologias avançadas de recolha e triagem, e os sistemas de recolha eficientes e de baixo carbono, aplicando os princípios da economia circular.
“Com este programa, estamos a abrir portas para a transformação digital e disruptiva deste setor, impulsionando a mudança de comportamento dos consumidores e produtores. Neste contexto, o Re-Source é uma oportunidade única para startups e inovadores de todo o mundo mostrarem o seu potencial e contribuírem para a construção de um mundo com menos resíduos e mais eficiência em termos de recursos”, explica Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.
Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “Este é um setor que tem sabido modernizar-se e evoluir ao longo dos anos, graças à colaboração e à forte capacidade de investimento em inovação. Sem estes elementos, não estaríamos a alcançar bons resultados. Mas também sabemos que não podemos parar; há ainda muito a fazer para recolher mais recicláveis, especialmente nos resíduos de embalagens.”.
Durante quatro meses, as startups selecionadas irão trabalhar em conjunto com os parceiros do programa no desenvolvimento de projetos-piloto. Em fevereiro, cada solução desenvolvida será apresentada ao ecossistema e testada em contexto real.
Em 2022, a segunda edição do Re-Source recebeu 130 candidaturas de startups de 45 países, incluindo Portugal. O programa envolveu 14 parceiros e resultou no desenvolvimento de cinco projetos-piloto focados no aumento das taxas de reciclagem em Portugal e na criação de novas soluções para categorias específicas de resíduos, com um investimento total de 260.000 euros.