A NOVA School of Science and Technology – FCT NOVA recebeu um investimento de sete milhões de euros através do Horizon Europe, o programa da União Europeia dedicado ao financiamento de projetos de investigação. O projeto TaRDIS, promovido em parceria com empresas e instituições académias, vai desenvolver e operar sistemas informáticos para promover a inovação tecnológica europeia.
A iniciativa que, em Portugal, é liderada pelo Departamento de Informática e pelo laboratório NOVA LINCS, da FCT, pretende desenvolver nos próximos três anos sistemas informáticos para operar em áreas complexas como linhas fabris, redes de satélites ou outras situações que dependam de múltiplos pontos computacionais.
A equipa do TaRDIS reúne especialistas das áreas de linguagens de programação, inteligência artificial, sistemas distribuídos, entre outros, tocando assim em todos os pilares de conhecimento da área científica de informática.
Além da FCT NOVA, estão envolvidas outras instituições académicas europeias como a Technical University Denmark; Oxford University; University of NoviSAD; e National and Kapodistrian University of Athens. As soluções desenvolvidas serão, depois, integradas em pilotos junto de um conjunto de empresas e organizações internacionais.